Chevrolet Onix: Direção off-road

Antes de dirigir fora de estrada

É preciso observar alguns tópicos antes de dirigir fora de estrada. Por exemplo:

Depois de dirigir fora de estrada

Remova todo o material aderido ao fundo do veículo, no chassi ou embaixo do capô. Alguns podem ter risco de incêndio. Depois de dirigir em lama ou em areia, limpe e verifique as lonas de freio.

Essas substâncias podem prejudicar a frenagem e vitrificar as sapatas. Verifique carroceria, direção, suspensão, rodas, pneus, sistema de descarga, tubulações de combustível e sistema de arrefecimento.

Durante o uso fora de estrada, o veículo exigirá manutenção mais frequente.

Familiarize-se com o método de dirigir fora de estrada

Antes de iniciar um percurso, recomenda-se praticar em uma área próxima que seja segura. Dirigir fora de estrada exige algumas habilidades novas e diferentes, como estar alerta aos diversos tipos de sinais. Sua visão, por exemplo, deve observar o terreno o tempo todo quanto a restrições inesperadas. Preste atenção em ruídos incomuns nos pneus e no motor.

Seus braços, pés e corpo devem reagir às vibrações e movimentos do veículo. Controlar o veículo é o fator principal para uma boa viagem fora de estrada. A melhor maneira de controlar o veículo é controlando sua velocidade. Alguns pontos devem ser observados. Em alta velocidade:

Cuidado

Ao dirigir fora de estrada, movimentos ou manobras súbitas podem causar a perda do controle da direção. Isto poderia causar uma colisão. Portanto, ao dirigir dentro e fora de estrada, você e seus passageiros sempre devem usar cinto de segurança.

Dirigir com neblina

Um alto nível de umidade no ar e uma geada pesada aumentam a possibilidade de neblina, que pode prejudicar a visibilidade.

Ao dirigir sob neblina, o motorista deverá reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Não subestime a alteração de densidade da neblina, evitando o risco de um acidente. A densidade da neblina pode ser melhor avaliada observando a visão embaçada das luzes dianteiras dos veículos.

Recomendações para dirigir na neblina

Dirigir na lama ou na areia

Ao dirigir sobre lama ou areia, mantenha o veículo em movimento usando uma marcha baixa.

Devido à perda de tração, é mais difícil virar, acelerar e frear. Para obter uma tração melhor ao dirigir sobre areia muito solta, libere um pouco da pressão dos pneus.

Nota

Depois de dirigir em lama ou em areia, limpe e verifique as lonas de freio. Caso isto não seja executado, poderá causar frenagem irregular ou lonas vitrificadas. Verifique a estrutura da carroceria, a direção, a suspensão, as rodas, os pneus e o sistema de escapamento.

Veja também:

Hyundai HB20. Substituição das palhetas
Se as palhetas não estiverem mais limpando o vidro corretamente, elas podem estar gastas ou rachadas e precisam ser substituídas. CUIDADO Para evitar danos aos braços dos l ...

Volkswagen Gol. Introdução ao tema
Filtro de poeira e pólen O filtro de poeira e pólen reduz a penetração de partículas do ar externo no interior do veículo. O filtro de poeira e pó ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0068