Chevrolet Onix: Dirigir em locais alagados

As áreas alagadas deverão ser evitadas em qualquer situação.

Uma via coberta de água impede que o motorista avalie as condições de maneira adequada. Os danos causados pela entrada de água no motor e em outras partes do veículo não são cobertos pela garantia.

Dirigir em locais alagados

Dirija em baixa velocidade através de qualquer área alagada e certifique-se de que o limite de água não exceda a altura do centro da roda.

Se realmente for preciso atravessar um trecho alagado, fazê-lo sempre em baixa velocidade, em torno de 10 km/h, utilizando a primeira marcha.

É preciso ficar atento aos veículos de grande porte trafegando nas proximidades e mantenha-se longe de marolas de grandes proporções, que aumentam as probabilidades de danos. O problema mais sério ao passar por trechos alagados é a possibilidade de entrada de água no interior do motor pelo sistema de captação do ar de admissão.

Isto é conhecido como "calço hidráulico". A água impede o movimento dos pistões e, consequentemente, ocorrerão danos nos componentes do motor.

Nesse caso, o motor sofre sérios danos e o veículo pode vir a parar imediatamente ou posteriormente, dependendo do grau da avaria.

Não tente colocar o motor em funcionamento novamente. Tal atitude poderá aumentar os danos ao veículo.

Cuidado

Dirigir através de um curso d'água pode ser perigoso. A água pode arrastar o veículo, causando afogamento. Mesmo um córrego pouco profundo pode impedir o contato do pneu com a superfície, causando a perda de tração. Não dirija em cursos d'água.

Veja também:

Volkswagen Gol. Para-brisa
Fig. 62 Para-brisa reticulado com janela de comunicação (superfície azul). Os para-brisas possuem uma serigrafia reticulada para proteger os olhos dos raios solares ao utili ...

Nissan March. Manobrar em ré em um declive
Ao manobrar em ré em um declive, as linhas guias de distância e as linhas guias de largura do veículo são exibidas mais distantes do que a distância real. Por ex ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2025 www.bautoportu.com 0.0304