Hyundai HB20: Práticas para uma boa frenagem

Hyundai HB20 / Conduzindo o seu veículo / Sistema de freios / Práticas para uma boa frenagem

ATENÇÃO

Antes de partir com o veículo, verifique se o freio de estacionamento está liberado e se a respectiva luz indicadora está apagada.

Ao atravessar áreas alagadas ou lavar o veículo, os freios poderão ficar molhados, reduzindo a capacidade de frenagem ou fazendo o veículo puxar para um dos lados.

Para secar os freios, pressione várias vezes de leve o pedal do freio, até que o sistema volte ao normal, tomando cuidado para manter o veículo controlado. Se a eficiência do freio não voltar ao normal, estacione o veículo assim que for possível fazê-lo em segurança, e procure uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB).

Não trafegue por declives com o veículo desengrenado. Isso pode ser muito perigoso.

Mantenha o veículo sempre engrenado, utilizando os freios para reduzir a velocidade antes de engrenar uma marcha mais reduzida, fazendo com que o freio motor possa contribuir para manter uma velocidade segura.

Não conduza o veículo com o pé apoiado sobre o pedal do freio. Isso pode ser muito perigoso, provocando o superaquecimento dos freios, reduzindo sua eficiência, no caso de uma emergência, e causando desgaste prematuro dos componentes

Se furar um pneu com o veículo em movimento, freie levemente para reduzir a velocidade, mantendo o veículo em linha reta o máximo possível até que a velocidade seja suficientemente baixa para poder sair da estrada e parar o veículo em um local seguro.

Se o veículo for equipado com transmissão automática, não deixe-o andar ao selecionar uma marcha. Mantenha o pé no pedal do freio evitando o deslocamento do veículo.

É necessário tomar certos cuidados ao estacionar em uma rampa. Acione firmemente o freio de estacionamento e coloque a alavanca seletora na posição "P" (transmissão automática). Se o veículo estiver voltado para baixo, vire as rodas para a guia, impedindo que o veículo se desloque. Se o mesmo estiver com a frente para cima, vire as rodas dianteiras para o lado contrário. Se não houver uma guia, coloque calços nas rodas.

Sob certas condições, o freio de estacionamento pode congelar na posição acionado.

Isso pode ocorrer com frequência quando houver acúmulo de neve ou gelo ao redor dos freios traseiros ou se os freios estiverem molhados. Se julgar que isso pode acontecer, utilize o freio de estacionamento apenas temporariamente, ou seja, até colocar a alavanca seletora na posição "P" (transmissão automática) e calçar as rodas traseiras para que o veículo não se movimente. Em seguida, libere o freio de estacionamento.

Ao parar em uma subida, procure não "segurar" o veículo com o pedal do acelerador.

Isto pode superaquecer a transmissão.

Procure utilizar sempre o pedal do freio ou o freio de estacionamento.

Veja também:

Toyota Etios. Listar os players portáteis registrados
Selecione "List audio" usando o botão tune/scroll. A lista dos players portáteis registrados será apresentada. Conectar o player portátil registrado ao siste ...

Volkswagen Gol. Manuseio do revestimento dos bancos
Lista de controle Para o manuseio e a conservação do revestimento dos bancos, observar :  Antes de entrar no veículo, fechar todos os fechos de velcro que possam entr ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0324