Hyundai HB20: Se o motor superaquecer

Hyundai HB20 / Em caso de emergência / Se o motor superaquecer

Se o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor indicar superaquecimento e você sentir uma perda de potência do motor, ou ouvir leves batidas, poderá estar ocorrendo superaquecimento do motor. Se isso acontecer, faça o seguinte: 1. Saia da pista e assim que possível estacione o veículo em local seguro.

2. Coloque a alavanca seletora de mudanças na posição "P" (transmissão automática) ou Neutro (transmissão manual) e acione o freio de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se notar sinais de vazamento do líquido de arrefecimento sob o veículo, ou se notar a saída de vapor do interior do compartimento do motor, desligue o motor.

Não abra o capô do motor enquanto o vazamento de líquido ou vapor não cessar.

Caso não haja sinais de vazamento de vapor ou de líquido de arrefecimento, deixe o motor funcionando em marcha lenta e verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Se o ventilador não estiver funcionando, desligue o motor.

4. Verifique se a correia de acionamento da bomba d'água está na posição correta. Se estiver, verifique se está tensionada. Se a correia de acionamento estiver em bom estado, verifique se há vazamentos pelo radiador, pelas mangueiras e tubulações do sistema ou embaixo do veículo (se o ar condicionado esteve em uso, é normal que um pouco de água escorra pelo dreno do ar condicionado, assim que este é desligado).

ATENÇÃO

Para evitar ferimentos, enquanto o motor estiver funcionando, mantenha os cabelos, mãos e roupas afastados de partes móveis como ventilador do radiador e correias de acionamento.

5. Se a correia de acionamento da bomba d'água estiver quebrada, ou se notar vazamento do líquido de arrefecimento, desligue o motor imediatamente e procure a concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB) mais próximo para efetuar os reparos necessários.

ATENÇÃO

Não abra a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente. Isso pode permitir que o vapor liberado ocasione sérias queimaduras.

6. Se não for possível detectar a causa do superaquecimento, espere até que a temperatura volte ao normal. Em seguida, caso tenha havido perda de líquido de arrefecimento, abra cuidadosamente a tampa do reservatório de expansão do sistema de arrefecimento e adicione líquido de arrefecimento até a marca intermediária.

7. Tenha cuidado na realização desses procedimentos e esteja atento a qualquer sinal posterior de superaquecimento. Se ocorrer novamente, leve o veículo a uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB) para realizar os reparos.

CUIDADO

Veja também:

Renault Sandero. Fluido de direção assistida
Fluido de direção assistida 4 ou 5 Quando o bocal estiver visível Nível: para leitura correta do nível a frio pare o motor em terreno plano. O nível d ...

Chevrolet Onix. Visão geral do painel de instrumentos
Modelo A 1. Luz de seta 2. Tacômetro 3. Avisos de luzes ligadas 4. Luz de farol alto ligado 5. Luz do farol para neblina dianteiro 6. Luz do piloto automático (Se equipado) 7. ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2021 www.bautoportu.com 0.0084