Nissan March: Transmissão continuamente variável (se equipado)

Nissan March / Funcionamento e operação / Ao dirigir o veículo / Transmissão continuamente variável (se equipado)

A transmissão continuamente variável (CVT) é controlada eletronicamente para produzir potência máxima e funcionamento suave. Os procedimentos operacionais recomendados para esta transmissão são mostrados nas páginas a seguir. Siga estes procedimentos para obter o máximo de rendimento do veículo e prazer em dirigir.

CUIDADO
  • Não pressione o pedal do acelerador ao engatar da posição P (Park) ou N (Neutro) para R (Ré), D (Drive), L (Low).
  • A rotação em marcha lenta do motor frio é mais alta; tome CUIDADO ao engatar uma marcha à frente ou marcha a ré, antes que o motor esteja aquecido.
  • Quando o veículo estiver parado, evite acelerar o motor e sempre pressione o pedal do freio até engatar uma marcha. A inobservância destas recomendações poderá provocar movimento abrupto e inesperado do veículo, havendo risco de acidentes.
  • Não reduza a marcha abruptamente em pistas escorregadias. Isto poderá causar a perda de controle do veículo.
  • Nunca engate as posições P (Park) ou R (Ré) com o veículo em movimento. Isto pode causar sérios danos à transmissão.

 

CUIDADO
  • Exceto em uma emergência, não mude para a posição N (Neutro) durante a condução do veículo. Se isto ocorrer o condutor poderá perder o controle do veículo, por ter desativado o freio motor, podendo resultar em colisão. Além disso, se o veículo for conduzido na posição N (Neutro) a transmissão poderá sofrer sérios danos.
  • Dê partida ao motor na posição P (Park) ou na posição N (Neutro). O motor não dará partida em nenhuma outra posição. Caso o motor dê partida em uma posição diferente da descrita acima, leve seu veículo até uma concessionária Nissan para ser inspecionado.
  • Mova para a posição P (Park) e acione o freio de estacionamento quando ficar parado por um período mais longo.
  • Mantenha o motor em rotação de marcha lenta ao passar da posição N (Neutro) para qualquer outra posição de condução.
  • Ao parar o veículo em uma subida, não segure o veículo pressionando o pedal do acelerador. O pedal do freio deve ser pressionado nesta situação.

NOTA: A potência do motor pode ser automaticamente reduzida para proteger a transmissão CVT, o que ocorrerá normalmente quando o motor tiver um aumento repentino de rotação em pavimentos escorregadios, por conta da perda do atrito com o solo, ou quando o veículo estiver em teste em alguns dinamômetros.

Ao dar partida ao veículo

  1. Após a partida do motor, pressione o pedal do freio antes de mover a alavanca seletora fora da posição P (Park).
  2. Mantenha o pedal do freio pressionado e mova a alavanca seletora para uma posição de condução.
  3. Libere o freio de estacionamento, o pedal do freio, e inicie gradualmente a movimentação do veículo.
  4. Pare o veículo completamente antes de colocar a alavanca seletora de marchas para a posição P (park).

A transmissão continuamente variável foi projetada de forma que o pedal do freio PRECISA ser pressionado antes de mudar a posição da alavanca seletora da posição P (Park) para qualquer outra posição com o interruptor de ignição na posição ON. A alavanca seletora não pode ser movimentada fora da posição P (Park) e para nenhuma outra posição de marcha se o interruptor de ignição estiver nas posições LOCK, OFF ou ACC ou se a chave for removida.

CUIDADO
  • PRESSIONE O PEDAL DO FREIO - Quando o veículo estiver parado e caso a alavanca seletora de marchas seja posicionada para "D ", "R" ou "L" sem pressionar o pedal do freio, o veículo se moverá lentamente com o motor funcionando. Certifique-se de pressionar totalmente o pedal do freio e que o veículo esteja imóvel antes de mudar a posição da alavanca seletora de marchas.
  • CERTIFIQUE-SE DA posição DA ALAVANCA SELETORA DE MARCHAS - Certifique-se de que a alavanca seletora de marchas esteja na posição desejada. As posições "D" ou "L" são usadas para movimentar o veículo para frente e "R" para a ré.
  • AQUECIMENTO DO MOTOR - Devido às altas rotações da marcha lenta com o motor frio deve-se ter muita cautela, quando mudar a posição da alavanca seletora de marchas imediatamente após a partida do motor.

Ao dar partida ao veículo

Para mover a alavanca seletora de marchas:

Pressione o botão A enquanto pressiona o pedal do freio.

Pressione o botão A.

Apenas mova a alavanca seletora de marchas.

Mudança de marchas

Atenção
  • Acione o freio de estacionamento com a alavanca seletora de marchas em qualquer posição enquanto o motor não estiver funcionando. Caso estas instruções não sejam observadas, o veículo poderá mover-se inesperadamente ou ficar descontrolado, podendo resultar em acidente, com ferimentos graves e danos materiais.

Caso o interruptor de ignição esteja na posição OFF ou ACC enquanto a alavanca seletora de marchas estiver em qualquer outra posição que não seja P (Park), o interruptor de ignição não poderá ser posicionado em LOCK. Caso o interruptor de ignição não possa ser posicionado em LOCK, siga as seguintes etapas:

  1. Acione o freio de estacionamento quando o veículo estiver parado.
  2. Mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park).
  3. Coloque o interruptor de ignição na posição LOCK.

P (Park):

CUIDADO Para evitar danos à transmissão, use a posição P (Park) ou R (Ré) somente quando o veículo estiver completamente parado.

Utilize a posição P (Park) quando o veículo estiver estacionado ou ao dar partida no motor. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado, pressione o pedal de freio e aperte o botão da alavanca seletora de marchas para mover a alavanca seletora de N (Neutro) ou qualquer posição de condução para P (Park). Acione o freio de estacionamento. Ao estacionar em uma ladeira, aplique primeiramente o freio de estacionamento e a seguir, mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park).

R (Ré):

CUIDADO Para evitar danos à transmissão, use a posição P (Park) ou R (Ré) somente quando o veículo estiver completamente parado.

Use a posição R (Ré) para dar marcha a ré. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado antes de selecionar a posição R (Ré). A velocidade em R (Ré) é limitada a 48 km/h. Caso você esteja em uma descida, não permita que o veículo exceda a velocidade de 48 km/h em marcha a ré, sob pena de avarias no câmbio e no motor. O pedal de freio deve estar pressionado e o botão da alavanca seletora de marchas acionado para mover a alavanca seletora de P (Park), N (Neutro) ou qualquer posição de condução para R (Ré). N (Neutro): Nenhuma marcha é engatada (à frente ou ré). Nesta posição, pode-se dar partida ao motor. Você poderá mudar para N (Neutro), para dar a partida ao motor que desligou durante a movimentação do veículo. D (Drive): Utilize esta posição para a movimentação normal à frente.

L (Low): Utilize esta posição para subir morros íngremes lentamente ou para obter o máximo efeito do freio-motor em declives acentuados. Não utilize a posição L (Low) sob nenhuma outra circunstância citada acima.

Liberação da trava da alavanca seletora de marchas

Liberação da trava da alavanca seletora de marchas

Caso a bateria esteja descarregada, a alavanca seletora de marchas não poderá ser movida da posição P (Park), mesmo que o pedal do freio esteja pressionado. Para mover a alavanca seletora de marchas, realize o seguinte procedimento:

  1. Gire o interruptor de ignição para a posição LOCK e remova a chave.
  2. Acione o freio de estacionamento.
  3. Remova a cobertura do botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas, utilizando uma ferramenta apropriada.
  4. Pressione o botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas, utilizando uma ferramenta apropriada.
  5. Pressione o botão da alavanca seletora de marchas e mova a alavanca seletora de marchas para a posição N (Neutro) enquanto mantém pressionado o botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas.
  6. Gire o interruptor de ignição para a posição ON para destravar o volante de direção. Libere o freio de estacionamento. O veículo poderá ser movimentado para a posição desejada. Recoloque a cobertura removida do botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas após a operação.
Atenção Caso a alavanca seletora de marchas não possa ser movida da posição P (Park), o procedimento de liberação da trava da alavanca seletora de marchas deve ser usado exclusivamente em caso de emergência, quando não é possível a busca de auxilio profissional. A transmissão continuamente variável deve ser verificada em uma concessionária Nissan o mais rápido possível.

Interruptor de sobremarcha (Overdrive)

Interruptor de sobremarcha (Overdrive)

Cada vez que o veículo for ligado, a transmissão será automaticamente "reajustada" para a condição de sobremarcha ligada (Overdrive ON). ON: Com o motor funcionando e a alavanca seletora de marchas na posição D (Drive), a transmissão passa para Overdrive quando a velocidade do veículo aumentar. A condição Overdrive não entra em operação antes do motor ter atingido sua temperatura normal de trabalho. OFF: Para subir e descer longas colinas onde o freio motor se faz necessário, pressione o interruptor de Overdrive uma vez. A luz indicadora no painel de instrumentos se acenderá. Ao dirigir em baixa velocidade, ou subir uma colina pouco íngreme, você poderá sentir desconforto em virtude das mudanças de marcha, à medida que a transmissão ativa e desativa o Overdrive repetidamente. Neste caso, pressione o interruptor de Overdrive para desligar o Overdrive. A luz indicadora no painel de instrumentos se acenderá. Quando as condições de direção mudarem, pressione o interruptor de Overdrive para acionar o Overdrive. A luz indicadora no painel de instrumentos se apagará. Lembre-se: Não dirija em altas velocidades por longos períodos de tempo com o Overdrive desligado. Isso reduz a economia de combustível.

Modo de Segurança "Fail-safe "

Quando a operação de segurança de falha estiver ativada, a transmissão CVT não será engatada na posição de condução selecionada. Caso o veículo seja conduzido sob condições extremas, tais como excessivo deslizamento das rodas e sucessivas frenagens bruscas, o sistema "fail-safe" poderá ser ativado. Isto poderá ocorrer mesmo que todos os circuitos elétricos estejam funcionando adequadamente. Neste caso:

O veículo deve retornar à sua condição normal de operação. Caso não retorne à sua condição normal de operação, a transmissão deverá ser inspecionada e reparada, se necessário, por uma concessionária Nissan.

Atenção Quando o modo de proteção da temperatura do fluido ou a operação de segurança de falha ocorrer, a velocidade do veículo pode ser gradualmente reduzida. A velocidade reduzida poderá ser inferior à dos demais veículo s, o que poderá aumentar a probabilidade de acidente. Desta forma, seja bastante cuidadoso ao dirigir. Se necessário, vá para o lado da pista em local seguro e deixe a transmissão voltar ao funcionamento normal, ou providencie o reparo, se necessário.
Veja também:

Hyundai HB20. Filtro de ar do sistema de climatização (se equipado)
O filtro de ar do sistema de climatização, instalado atrás do porta-luvas, retém a entrada de poeira e pequenas partículas no interior do veículo atrav ...

Renault Sandero. Equipamento prévio, rádio
Ainda que não esteja equipado com um sistema de áudio, seu veículo dispõe de um equipamento prévio com espaços previstos para: rádio 1; al ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2021 www.bautoportu.com 0.0091