Nissan March: Trocando rodas e pneus

Rodízio de pneus

Trocando rodas e pneus

A Nissan orienta fazer o rodízio dos pneus a cada 10.000 km.

Consulte "Pneu furado" na seção "Em caso de emergência ", deste manual quanto aos procedimentos para a substituição dos pneus.

Aperte as porcas da roda o mais rapidamente possível, de acordo com o torque especificado, utilizando um torquímetro.

Torque de aperto da porca da roda: 113 N.m.

As porcas das rodas devem ser apertadas sempre de acordo com as especificações.

Recomenda-se que as porcas das rodas sejam apertadas de acordo com as especificações a cada intervalo de rodízio.

Atenção
  • Após fazer o rodízio dos pneus,  verifique e faça a calibragem da pressão dos pneus.
  • Reaperte as porcas das rodas após o veículo ter rodado 1000 km (também nos casos de um pneu furado, etc.).
  • Não inclua o pneu reserva no rodízio de pneus.

Trocando rodas e pneus

  1. Indicador de desgaste
  2. Marca de localização do indicador de desgaste

Desgaste e danos dos pneus

Atenção
  • Os pneus devem ser verificados periodicamente quanto a desgaste, rachaduras, bolhas ou objetos cravados na banda de rodagem. Caso sejam encontrados desgastes excessivos, rachaduras, bolhas ou cortes profundos, o(s) pneu(s) deverá(ão) ser substituído(s).
  • Os pneus originais têm indicadores de desgaste embutidos na banda de rodagem. Quando os indicadores de desgaste estiverem visíveis, o(s) pneu(s) deverá(ão) ser substituído(s).
  • Os pneus se deterioram com o tempo e uso. Providencie para que os pneus, incluindo o pneu reserva, com mais de 6 anos de uso sejam verificados por um técnico qualificado porque alguns danos nos pneus podem não ser tão aparentes. Substitua os pneus assim que necessário para evitar uma falha do pneu e possíveis ferimentos.
  • A manutenção incorreta no pneu reserva pode resultar em graves ferimentos. Se for necessário reparar o pneu reserva, entre em contato com uma concessionária Nissan.

Substituição de rodas e pneus

Ao substituir um pneu, use outro com o mesmo tamanho, especificação de velocidade e capacidade de carga que o pneu original. Consulte "Pneus e Rodas ", na seção "Informações técnicas" deste manual no que se refere aos tipos recomendados e tamanhos de pneus e rodas.

Atenção
  • O uso de pneus que não sejam recomendados ou a mistura de pneus de diferentes marcas, construção (diagonal, cinturado ou radial), ou padrões de bandas de rodagem, pode afetar adversamente a condução, frenagem, dirigibilidade, a altura livre, a folga do pneu à carroceria, a folga da corrente para pneu, a calibração do velocímetro, o alinhamento dos faróis e a altura dos para-choques.

    Alguns destes efeitos podem provocar acidentes e podem resultar em ferimentos graves.

  • Caso as rodas sejam substituídas por alguma razão, sempre efetue a substituição por rodas que tenham a mesma descentralização (offset). O uso de rodas de diferentes descentralizações, poderá causar desgaste prematuro, degenerar as características de dirigibilidade do veículo e/ou a interferência com os discos/tambores de freio. Tal interferência provocará a redução da eficiência dos freios e/ou o desgaste prematuro das pastilhas/sapatas de freio.

 

Atenção

Cons ulte "Rodas e pneus" na seção "Informações técnicas" deste manual para as dimensões de descentralizações de rodas (off set).

  • Não instale uma roda ou pneu deformado ou danificado, mesmo após ter sido reparado. Tais rodas ou pneus poderão ter danos estruturais e poderão apresentar uma falha inesperadamente.
  • O uso de pneus remoldados não é recomendado.

Balanceamento de rodas

Rodas desbalanceadas podem afetar a dirigibilidade do veículo e a vida útil dos pneus.

Mesmo em uso normal, as rodas podem ficar desbalanceadas. Portanto, elas devem ser balanceadas de acordo com a necessidade.

O serviço de balanceamento de rodas deve ser executado com as rodas fora do veículo.

O balanceamento das rodas no próprio veículo pode causar danos mecânicos..

Balanceamento de rodas

Veja também:

Citroen C3. Efectuar o arranque a partir de outra bateria
Quando a bateria do seu veículo estiver descarregada, o motor pode ser colocado em funcionamento através de uma bateria de reserva (externa ou de outro veículo) e de cabos aux ...

Renault Sandero. Visores e indicadores
Conta-giros 1 (rpm x 1000) Velocímetro 2 (km/h) Indicador do nível de combustível 3 O número de traços acesos indica o nível de combustí ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0255