Toyota Etios: Limpeza e proteção interna do veículo

Toyota Etios / Manutenção e cuidados / Manutenção e cuidados / Limpeza e proteção interna do veículo

Os procedimentos abaixo irão ajudar a proteger o interior do seu veículo e mantê-lo em excelente condição:

Proteção do interior do veículo

Limpeza de áreas de couro

Limpeza de áreas em couro sintético

Cuidados com áreas em couro

A Toyota recomenda a limpeza interna do veículo no mínimo duas vezes ao ano para manter a qualidade do interior do veículo.

Lavagem dos tapetes do assoalho

Existem diversas espumas de limpeza disponíveis comercialmente.

Use uma esponja ou escova para aplicar a espuma. Esfregue em círculos sobrepostos. Não aplique água. Limpe as superfícies sujas e deixe-as secar. Os melhores resultados são obtidos mantendo-se o carpete o mais seco possível.

Cintos de segurança

Limpe com sabão neutro e água morna, usando um pano ou esponja.

Verifique também os cintos periodicamente quanto ao desgaste excessivo, desfiamentos ou cortes.

ATENÇÃO

Água no veículo

  • Seja cauteloso para não borrifar ou derramar líquido no veículo. A negligência poderá causar impropriedade nos componentes elétricos, etc. ou resultar em incêndio.
  • Não deixe molhar componente algum do sistema de airbag ou fiação elétrica no interior do veículo. Uma impropriedade elétrica poderá causar deflagração ou funcionamento incorreto do airbag, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Limpeza interna (especialmente painel de instrumentos)

Não use ceras polidoras ou produtos abrasivos para limpeza. O painel de instrumentos poderá refletir no para-brisa, obstruindo a visão do motorista e ocasionando um acidente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

NOTA

Detergentes para limpeza

Não use as substâncias abaixo, uma vez que poderão desbotar o interior do veículo ou causar estrias ou danos em superfícies pintadas:

  • Exceto áreas dos bancos: Substâncias orgânicas tais como benzina ou gasolina, soluções ácidas ou alcalinas, corantes e alvejantes
  • Bancos: Soluções ácidas ou alcalinas tais como tíner, benzina e álcool
  • Não use ceras polidoras ou produtos abrasivos para limpeza. As superfícies pintadas do painel de instrumentos ou de outros componentes internos poderão ser danificadas.

Prevenção de danos às áreas em couro

Observe as precauções abaixo para evitar danos e deterioração às superfícies em couro:

  • Remova imediatamente a poeira ou sujeira das superfícies em couro.
  • Não exponha o veículo à luz solar direta durante longos períodos.
  • Estacione o veículo à sombra, especialmente durante o verão.
  • Não coloque itens fabricados em vinil, plástico ou contendo cera sobre o estofamento, uma vez que poderão aderir à superfície do couro no caso do interior do veículo atingir alta temperatura.

Água no assoalho

Não lave o assoalho do veículo com água.

Os sistemas do veículo poderão ser danificados se houver o contato de água com componentes elétricos, como por exemplo, os componentes do sistema de áudio posicionados acima ou abaixo do assoalho do veículo. A água também poderá causar oxidação da carroçaria.

Limpeza interna do vidro traseiro

  • Não use produto para limpeza de vidro para limpar o vidro traseiro, uma vez que isto poderá danificar os filamentos do aquecedor do vidro traseiro. Use um pano úmido em água morna para limpar delicadamente o vidro. Limpe o vidro com movimentos paralelos aos filamentos do aquecedor.
  • Seja cauteloso para não riscar ou danificar os filamentos do aquecedor.
Veja também:

Fiat Uno. Airbag do lado do passageiro
O airbag do lado do passageiro foi estudado e calibrado para melhorar a proteção de uma pessoa que esteja usando o cinto de segurança. O seu volume, no momento de máximo enchimento, preenche a maior parte do espaço entre o painel e o passageiro. Em caso de colisão, uma pessoa q ...

Fiat Uno. Banco traseiro bipartido
O banco traseiro bipartido em algumas versões permite ampliar apenas parte do porta-malas, tendo a opção de rebater o banco individual ou duplo. Para isso, destravar a alavanca da direita ou da esquerda A-fig. 83 e rebater para a frente o encosto e o assento fig. 85 e 86 até obte ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0055