Volkswagen Gol: Dar a partida no motor

Para veículos sem o sistema de partida aquecida

Executar as ações sempre na sequência indicada

Passo Transmissão manual Transmissão automatizada
1. Pisar no pedal do freio firmemente e mantê-lo pressionado até que o passo 4 tenha sido efetuado.
1 a. Pisar totalmente no pedal da embreagem e segurar até que tenha sido dada a partida no motor. Desta forma o motor de partida atua apenas sobre o motor. -
2. Colocar a alavanca de troca de marcha na posição neutra (ponto morto). Colocar a alavanca seletora na posição N.
3. Girar a chave do veículo na ignição para a posição → Fig. 91 2 para dar partida no motor - não acelerar. Girar a chave do veículo na ignição para a posição → Fig. 91 2 e solte-a - não acelerar.
4. Quando o motor começar a funcionar, soltar imediatamente a chave do veículo no cilindro da ignição - o motor de partida não deve ser arrastado. Após o acionamento do motor de partida não é necessário segurar a chave.
5. Se o motor não começar a funcionar, interromper o procedimento de partida e repeti-lo após aproximadamente um minuto.
6. Soltar o freio de estacionamento quando estiver pronto para partir.

Para veículos com o sistema de partida aquecida

Executar as ações sempre na sequência indicada.

Passo Transmissão manual Transmissão automatizada
1. Pisar no pedal do freio firmemente e mantê-lo pressionado até que o passo 7 tenha sido efetuado.
2. Pisar totalmente no pedal da embreagem e segurar até que tenha sido dada a partida no motor. Desta forma o motor de partida atua apenas sobre o motor. -
3. Colocar a alavanca de troca de marcha na posição neutra (ponto morto). Colocar a alavanca seletora na posição N.
4. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 91 1 para ligar a ignição. Nesse instante a luz de controle do sistema de partida aquecida irá se acender no instrumento combinado.
5. Aguardar que a luz de controle se apague indicando o término do aquecimento do combustível (esta ação poderá ser necessária em condições de partida com o motor frio).
6. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 91 2 para dar partida no motor - não acelerar.

Caso a etapa 5 não seja respeitada, a luz de controle irá piscar indicando a necessidade de interromper o procedimento de partida e repeti-lo após retornar a chave para a posição → Fig. 91 0 e aguardar aproximadamente 10 segundos.

7. Quando o motor começar a funcionar, soltar imediatamente a chave do veículo no cilindro da ignição - o motor de partida não deve ser arrastado. Após o acionamento do motor de partida não é necessário segurar a chave.
7 a. Se o motor não começar a funcionar, interromper o procedimento de partida e repeti-lo após aproximadamente um minuto.
8. Soltar o freio de estacionamento quando estiver pronto para partir.

Sistema de motor de partida assistida - veículos com transmissão automatizada

O sistema de motor de partida assistida evita que o motor de partida seja "arrastado", quando se dá a partida no veículo.

A partida assistida está programada para acionar o motor de partida durante aproximadamente 10 segundos. Caso não ocorra a partida do motor, o sistema irá interromper a operação. Será necessário repetir a partida do motor.

Se o motor não entrar em funcionamento, a partida poderá ser repetida aproximadamente 6 vezes seguidas. Neste caso, na próxima tentativa será necessário segurar a chave na posição 2 e soltá-la assim que o motor entrar em funcionamento.

ATENÇÃO

Nunca sair do veículo com o motor em funcionamento.

O veículo pode deslocar-se subitamente e, especialmente com a marcha ou a respectiva posição de marcha engatada, causar acidentes e ferimentos graves.

ATENÇÃO

Um acelerador de partida pode explodir ou causar um súbito aumento da rotação do motor.

NOTA

Não deixar o motor aquecer com o veículo parado. Colocar o veículo em movimento imediatamente quando houver boa visibilidade através dos vidros, com cuidado para não forçar o motor enquanto estiver frio. Desta forma, o motor atinge sua temperatura de trabalho mais rapidamente e gera menos emissões.

Não será possível dar partida "no tranco" nos veículos equipados com transmissão automatizada.

Ao ligar o motor, os consumidores elétricos maiores são desligados temporariamente.

Após ligar um motor frio, podem ocorrer ruídos mais fortes de funcionamento por um curto período. Isto é normal e não deve causar preocupação.

Veja também:

Volkswagen Gol. Caixa de fusíveis no compartimento do motor
Fig. 168 Caixa de fusíveis. Os fusíveis estão localizados no compartimento do motor, acima da bateria do veículo → . Os fusíveis no compartimento do m ...

Hyundai HB20. Características do áudio
(1) RADIO Altera os modos FM/AM. Toda vez que o botão é pressionado, o modo é alterado na seguinte ordem: FM1 →  FM2 →AM. (2) MEDIA Altera ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0083