Volkswagen Gol: Dar a partida no motor

Para veículos sem o sistema de partida aquecida

Executar as ações sempre na sequência indicada

Passo Transmissão manual Transmissão automatizada
1. Pisar no pedal do freio firmemente e mantê-lo pressionado até que o passo 4 tenha sido efetuado.
1 a. Pisar totalmente no pedal da embreagem e segurar até que tenha sido dada a partida no motor. Desta forma o motor de partida atua apenas sobre o motor. -
2. Colocar a alavanca de troca de marcha na posição neutra (ponto morto). Colocar a alavanca seletora na posição N.
3. Girar a chave do veículo na ignição para a posição → Fig. 91 2 para dar partida no motor - não acelerar. Girar a chave do veículo na ignição para a posição → Fig. 91 2 e solte-a - não acelerar.
4. Quando o motor começar a funcionar, soltar imediatamente a chave do veículo no cilindro da ignição - o motor de partida não deve ser arrastado. Após o acionamento do motor de partida não é necessário segurar a chave.
5. Se o motor não começar a funcionar, interromper o procedimento de partida e repeti-lo após aproximadamente um minuto.
6. Soltar o freio de estacionamento quando estiver pronto para partir.

Para veículos com o sistema de partida aquecida

Executar as ações sempre na sequência indicada.

Passo Transmissão manual Transmissão automatizada
1. Pisar no pedal do freio firmemente e mantê-lo pressionado até que o passo 7 tenha sido efetuado.
2. Pisar totalmente no pedal da embreagem e segurar até que tenha sido dada a partida no motor. Desta forma o motor de partida atua apenas sobre o motor. -
3. Colocar a alavanca de troca de marcha na posição neutra (ponto morto). Colocar a alavanca seletora na posição N.
4. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 91 1 para ligar a ignição. Nesse instante a luz de controle do sistema de partida aquecida irá se acender no instrumento combinado.
5. Aguardar que a luz de controle se apague indicando o término do aquecimento do combustível (esta ação poderá ser necessária em condições de partida com o motor frio).
6. Girar a chave do veículo no cilindro da ignição para a posição → Fig. 91 2 para dar partida no motor - não acelerar.

Caso a etapa 5 não seja respeitada, a luz de controle irá piscar indicando a necessidade de interromper o procedimento de partida e repeti-lo após retornar a chave para a posição → Fig. 91 0 e aguardar aproximadamente 10 segundos.

7. Quando o motor começar a funcionar, soltar imediatamente a chave do veículo no cilindro da ignição - o motor de partida não deve ser arrastado. Após o acionamento do motor de partida não é necessário segurar a chave.
7 a. Se o motor não começar a funcionar, interromper o procedimento de partida e repeti-lo após aproximadamente um minuto.
8. Soltar o freio de estacionamento quando estiver pronto para partir.

Sistema de motor de partida assistida - veículos com transmissão automatizada

O sistema de motor de partida assistida evita que o motor de partida seja "arrastado", quando se dá a partida no veículo.

A partida assistida está programada para acionar o motor de partida durante aproximadamente 10 segundos. Caso não ocorra a partida do motor, o sistema irá interromper a operação. Será necessário repetir a partida do motor.

Se o motor não entrar em funcionamento, a partida poderá ser repetida aproximadamente 6 vezes seguidas. Neste caso, na próxima tentativa será necessário segurar a chave na posição 2 e soltá-la assim que o motor entrar em funcionamento.

ATENÇÃO

Nunca sair do veículo com o motor em funcionamento.

O veículo pode deslocar-se subitamente e, especialmente com a marcha ou a respectiva posição de marcha engatada, causar acidentes e ferimentos graves.

ATENÇÃO

Um acelerador de partida pode explodir ou causar um súbito aumento da rotação do motor.

NOTA

Não deixar o motor aquecer com o veículo parado. Colocar o veículo em movimento imediatamente quando houver boa visibilidade através dos vidros, com cuidado para não forçar o motor enquanto estiver frio. Desta forma, o motor atinge sua temperatura de trabalho mais rapidamente e gera menos emissões.

Não será possível dar partida "no tranco" nos veículos equipados com transmissão automatizada.

Ao ligar o motor, os consumidores elétricos maiores são desligados temporariamente.

Após ligar um motor frio, podem ocorrer ruídos mais fortes de funcionamento por um curto período. Isto é normal e não deve causar preocupação.

Veja também:

Renault Sandero. Visão geral
Chave A 1. Chave codificada do interruptor do motor de partida e das portas. A chave não deve ser utilizada para uma função diferente das que são descritas neste man ...

Citroen C3. Generalidades
Baterias de arranque de chumbo As baterias possuem substâncias nocivas como ácido sulfúrico e chumbo. Devem ser eliminadas de acordo com as prescri&ccedi ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2021 www.bautoportu.com 0.0101