Volkswagen Gol: Descrição e função dos airbags

O airbag pode proteger os ocupantes do veículo em um acidente, amortecendo o movimento dos ocupantes em colisões frontais.

Todo airbag acionado é inflado por um gerador de gás. Com isso, as respectivas coberturas do airbag se rompem e os airbags se abrem com grande velocidade, em milésimos de segundo, em suas áreas de expansão. O airbag inflado, ao amortecer os ocupantes do veículo, que devem estar sempre utilizando o cinto de segurança, liberam o gás contido para o amortecimento através de aberturas localizadas fora do contato com os ocupantes. Com isso, é possível reduzir o risco de ferimentos graves e fatais. O risco de outros ferimentos como inchaços, contusões e esfolamentos da pele pelo airbag acionado não pode ser excluído. Na insuflação dos airbags também pode ocorrer calor por atrito.

Os airbags não proporcionam proteção para os braços e para as partes inferiores do corpo.

Os fatores mais importantes para o acionamento do airbag são o tipo do acidente, região de impacto no veículo, o ângulo, a intensidade do impacto, a estrutura do veículo e a característica do obstáculo com o qual o veículo colide. Portanto, os airbags não são acionados em todas as situações de colisão.

O acionamento do sistema de airbag depende da intensidade de impacto que é registrada por uma unidade de controle eletrônica. Se as características do acidente não se enquadrarem nos parâmetros programados na unidade de controle, os airbags não serão acionados. O dano no veículo, os custos de reparo não são necessariamente um indicativo de que o acionamento do airbag tenha sido necessário. Os fatores importantes para o acionamento dos airbags são, entre outros, a constituição do objeto (rígido ou macio) com o qual o veículo se choca, o ângulo, a intensidade do impacto e a região de choque do veículo.

Os airbags servem somente como suplemento aos cintos de segurança em algumas situações de acidente em que a intensidade seja suficientemente alta para acionar os airbags. Os airbags são acionados somente uma vez e sob determinadas condições. Os cintos de segurança estão sempre prontos para proporcionar proteção em situações nas quais os airbags não sejam acionados ou se já tiverem sido acionados. Por exemplo, se o veículo colidir com outro veículo ou se ele for atingido por outro veículo após a primeira colisão.

O sistema de airbag é parte do conceito global de segurança passiva do veículo. A proteção possível do sistema de airbag só pode ser obtida pela ação conjunta com os cintos de segurança corretamente colocados e uma posição correta do banco.

Componentes do conceito de segurança do veículo

O conjunto dos seguintes equipamentos de segurança forma o conceito de segurança do veículo para reduzir o risco de ferimentos graves e fatais.

Dependendo da versão, é possível que alguns equipamentos não estejam instalados no veículo ou até que não estejam disponíveis em alguns mercados.

- Cintos de segurança otimizados em todos os assentos.

- Pré-tensionadores do cinto de segurança do condutor e do passageiro dianteiro.

- Limitador de força do cinto de segurança do condutor e do passageiro dianteiro.

- Luz de advertência do cinto de segurança .

- Airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro.

- Luz de controle do airbag .

- Unidades de controle e sensores

- Apoios para a cabeça otimizados contra impactos traseiros. e com altura ajustável.

- Coluna de direção ajustável.

Situações em que os airbags frontais não são acionados:

- Se a ignição estiver desligada em caso de colisão.

- Se em colisões na parte dianteira do veículo, a intensidade captada pelas unidades de controle for muito pequena.

- Em colisões laterais leves.

- Em colisões traseiras.

- Em um capotamento.

- Se a intensidade do impacto captada pela unidade de controle não for suficiente para o acionamento.

Em caso de acionamento dos airbags - Função detecção de colisão (crash detection)

Quando os airbags são acionados em um acidente a função detecção de colisão é ativada e podem ocorrer as seguintes ações:

- Destravamento das postas do veículo (válido para veículos com travamento central elétrico)

- Interrupção da alimentação de combustível

- Acionamento das lanternas internas do veículo

- Acionamento das luzes de advertência

As luzes de advertência podem ser desligadas pelo interruptor no painel de instrumentos

Veja também:

Volkswagen Gol. Fluido de freio
Fig. 105 No compartimento do motor: tampa do reservatório de fluido de freio. Com o passar do tempo, o fluido de freio absorve a umidade do ar ambiente. Um teor muito alto de água ...

Toyota Etios. Ajustar o volume do toque ao receber uma chamada
Para diminuir o volume: Gire o botão "POWER-VOLUME" no sentido anti-horário. Para aumentar o volume: Gire o botão "POWER-VOLUME" no sentido horário. Ao falar ao telef ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0085