Volkswagen Gol: O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança?

Volkswagen Gol / Antes da condução / Sentar de forma correta e segura / Cintos de segurança / O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança?

Fig. 44 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente.
Fig. 44 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente.

Fig. 45 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frente sobre o condutor com cinto de segurança.
Fig. 45 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frente sobre o condutor com cinto de segurança.

Muitas pessoas acreditam ser possível segurar o próprio corpo com as mãos em um acidente leve.

Isto não é possível! Mesmo em velocidades mínimas de impacto, o corpo sofre a ação de forças que não podem mais ser amortecidas com os braços e as mãos. Em caso de uma colisão frontal, os ocupantes do veículo sem cinto de segurança são lançados para frente e batem de forma descontrolada em partes do interior do veículo, como, por exemplo, volante, painel de instrumentos e para-brisa → Fig. 44.

O sistema de airbag não substitui o cinto de segurança.

O acionamento dos airbags proporciona somente uma proteção complementar. Os airbags não são acionados em todos os tipos de acidente.

Mesmo quando o veículo estiver equipado com um sistema de airbag, todos os ocupantes do veículo devem estar com o cinto de segurança corretamente colocado durante toda a condução, inclusive o condutor. Com isso, o perigo de ferimentos graves ou fatais em caso de acidentes é reduzido - independentemente da existência ou não de um airbag.

Um airbag é acionado somente uma vez. Para obter a melhor proteção possível, os cintos de segurança devem estar sempre colocados corretamente para garantir a proteção mesmo sem o acionamento dos airbags. Os ocupantes do veículo sem cinto de segurança podem ser lançados para fora do veículo e, assim, sofrer ferimentos ainda mais graves ou fatais.

Também é fundamental que os ocupantes do veículo nos bancos traseiros coloquem os cintos de segurança corretamente, uma vez que são lançados de forma descontrolada pelo interior do veículo em caso de acidente. Um passageiro no banco traseiro sem cinto de segurança coloca em risco a própria segurança e a segurança do condutor e dos demais ocupantes do veículo → Fig. 45.

Veja também:

Volkswagen Gol. Sistema de alarme antifurto
Com ajuda do sistema de alarme antifurto, são dificultadas as tentativas de arrombamento e o furto do veículo. O sistema de alarme antifurto é ativado automaticamente no tra ...

Chevrolet Onix. Encostos rebatíveis do banco traseiro
Os encostos dos bancos traseiros podem ser rebatidos para baixo. Empurre os apoios de cabeça para baixo pressionando o botão de travamento. Antes de abaixar os encostos do banc ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0078