Volkswagen Gol: Sistema de assistência à frenagem

O sistema de assistência de frenagem ABS e EBV funcionam somente com o motor em funcionamento e contribuem bastante com a segurança de condução ativa.

Sistema antibloqueio do freio (ABS)

O ABS pode impedir um travamento das rodas em frenagens até pouco antes da parada do veículo e apoia o condutor a conduzir e a manter o controle do veículo. Isto significa que o veículo tem pouca tendência a derrapar mesmo em uma frenagem total:

- Pisar fortemente no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Não retirar o pé do pedal do freio ou diminuir a força sobre o pedal do freio!

- Não "bombear" com o pedal do freio ou diminuir a pressão sobre o pedal do freio!

- Conduzir o veículo enquanto o pedal do freio é pisado fortemente.

- Ao soltar o pedal do freio ou ao reduzir a força sobre o pedal do freio, o ABS desliga-se.

O funcionamento do ABS pode ser percebido por um movimento pulsante do pedal do freio, bem como por ruídos. Não se pode esperar que o ABS reduza a distância de frenagem em todas as condições.

A distância de frenagem pode até aumentar sobre cascalho ou neve recente e sobre uma superfície congelada ou escorregadia.

Distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBV)

Em todos os veículos, ao acionar o freio, o centro de gravidade do veículo se desloca para frente.

Com isso existe o risco de bloqueio das rodas traseiras por causa da tração baixa. O distribuidor eletrônico da força de frenagem distribui a força de frenagem para as rodas traseiras e garante uma divisão ótima da força de frenagem entre o eixo dianteiro e traseiro. Em condições normais, ele evita danos na parte traseira do veículo por causa da frenagem exercida sobre as rodas traseiras.

O funcionamento do distribuidor eletrônico da força de frenagem faz parte das funções do ABS.

ATENÇÃO

Uma condução rápida sobre ruas congeladas, escorregadias ou molhadas pode ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves no condutor e nos passageiros.

● Adequar a velocidade e a forma de condução de acordo com as condições de visibilidade, climáticas, da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida pelos sistemas de apoio à frenagem ABS e EBV não deve incentivar a colocar a segurança em risco.

● O sistema de assistência à frenagem não pode ir além dos limites impostos pela física.

Ruas escorregadias e molhadas continuam muito perigosas.

● Uma condução muito rápida por pistas molhadas pode provocar a perda do contato das rodas com a pista e a "aquaplanagem". Um veículo não pode ser freado, conduzido e controlado se tiver perdido o contato com a pista.

● O sistema de assistência à frenagem não pode impedir um acidente quando, por exemplo, estiver conduzindo muito próximo ou muito rápido para a respectiva situação de condução.

● Apesar de o sistema de assistência à frenagem ser muito eficiente e auxiliar a controlar o veículo em situações difíceis, lembrar sempre que a estabilidade da condução depende da aderência dos pneus.

● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia, por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar cautelosamente. As rodas também podem patinar com sistema de assistência à frenagem, o que pode causar a perda de controle do veículo.

ATENÇÃO

A eficiência do ABS pode ser bastante reduzida quando outros componentes e sistemas que envolvem a dinâmica do veículo não tiverem manutenção correta ou não estiverem funcionando.

Isto se refere também a freios, pneus e outros sistemas mencionados anteriormente, mas não somente a eles.

● Lembrar sempre que conversões e modificações no veículo podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV.

● Modificações no sistema de amortecimento do veículo ou a utilização de combinações de rodas e pneus, podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV e, reduzir sua eficiência.

● A eficiência do ABS e EBV também é definida por um pneu adequado , Rodas e pneus.

Em procedimentos de regulagem dos sistemas descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.

Veja também:

Citroen C3. Limites de funcionamento
A regulamentação sobre os limites de velocidade é específico de cada país. O sistema não leva em consideração as reduções das ...

Volkswagen Gol. Introdução ao tema
Tecidos de peças de roupa modernos, como jeans escuro, por exemplo, muitas vezes não possuem fixação suficiente em seu tingimento. Principalmente em caso de revestimento ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2021 www.bautoportu.com 0.0073