Dirigir em encostas ou em montanhas é diferente de dirigir em terreno plano ou ondulado. Se você dirigir regularmente em terreno íngreme, ou se estiver pensando em visitar este tipo de território, deverá tomar algumas precauções.
Para tornar suas viagens mais seguras e agradáveis:
Perigo
Se você não reduzir a marcha, os freios poderão ficar tão quentes que não funcionarão bem.
Reduza a marcha para que o motor auxilie os freios ao descer uma ladeira íngreme. Dirigir em neutro ou com a ignição desligada é muito perigoso. Os freios terão que fazer um trabalho extra. Ficarão excessivamente quentes e não serão eficazes. Ao descer uma ladeira, mantenha a ignição ligada e use uma marcha apropriada.
Para fins de arrefecimento, mantenha a marcha menos acelerada que lhe permita trafegar na velocidade desejada sem esquentar demais o motor.
Mantenha-se na sua mão em rodovias de mão dupla em ladeiras ou montanhas. Não ultrapasse a faixa divisória das pistas no centro da estrada.
Mantenha a velocidade que lhe permita ficar em sua própria mão. Assim você não terá surpresas com motoristas que venham na direção oposta. A ultrapassagem em aclives é mais demorada. Mantenha distâncias seguras em ultrapassagens. Facilite a ultrapassagem de outros veículos.
Volkswagen Gol. Executar o auxílio à partida
Fig. 178 Compartimento do motor: acesso ao terminal positivo da bateria.
Fig. 179 Esquema para a conexão dos cabos auxiliares de partida: bateria do
veículo descarregada A e bat ...
Citroen C3. Limitador de velocidade
Sistema que impede a ultrapassagem da velocidade do veículo no valor
programado pelo condutor.
O accionamento do limitador de velocidade é
manual.
O limite de velocidade programa ...