Hyundai HB20: Se o motor superaquecer

Hyundai HB20 / Em caso de emergência / Se o motor superaquecer

Se o indicador de temperatura do líquido de arrefecimento do motor indicar superaquecimento e você sentir uma perda de potência do motor, ou ouvir leves batidas, poderá estar ocorrendo superaquecimento do motor. Se isso acontecer, faça o seguinte: 1. Saia da pista e assim que possível estacione o veículo em local seguro.

2. Coloque a alavanca seletora de mudanças na posição "P" (transmissão automática) ou Neutro (transmissão manual) e acione o freio de estacionamento. Se o ar condicionado estiver ligado, desligue-o.

3. Se notar sinais de vazamento do líquido de arrefecimento sob o veículo, ou se notar a saída de vapor do interior do compartimento do motor, desligue o motor.

Não abra o capô do motor enquanto o vazamento de líquido ou vapor não cessar.

Caso não haja sinais de vazamento de vapor ou de líquido de arrefecimento, deixe o motor funcionando em marcha lenta e verifique se o ventilador do radiador está funcionando. Se o ventilador não estiver funcionando, desligue o motor.

4. Verifique se a correia de acionamento da bomba d'água está na posição correta. Se estiver, verifique se está tensionada. Se a correia de acionamento estiver em bom estado, verifique se há vazamentos pelo radiador, pelas mangueiras e tubulações do sistema ou embaixo do veículo (se o ar condicionado esteve em uso, é normal que um pouco de água escorra pelo dreno do ar condicionado, assim que este é desligado).

ATENÇÃO

Para evitar ferimentos, enquanto o motor estiver funcionando, mantenha os cabelos, mãos e roupas afastados de partes móveis como ventilador do radiador e correias de acionamento.

5. Se a correia de acionamento da bomba d'água estiver quebrada, ou se notar vazamento do líquido de arrefecimento, desligue o motor imediatamente e procure a concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB) mais próximo para efetuar os reparos necessários.

ATENÇÃO

Não abra a tampa do radiador enquanto o motor estiver quente. Isso pode permitir que o vapor liberado ocasione sérias queimaduras.

6. Se não for possível detectar a causa do superaquecimento, espere até que a temperatura volte ao normal. Em seguida, caso tenha havido perda de líquido de arrefecimento, abra cuidadosamente a tampa do reservatório de expansão do sistema de arrefecimento e adicione líquido de arrefecimento até a marca intermediária.

7. Tenha cuidado na realização desses procedimentos e esteja atento a qualquer sinal posterior de superaquecimento. Se ocorrer novamente, leve o veículo a uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB) para realizar os reparos.

CUIDADO

Veja também:

Nissan March. Aquecedor e ar-condicionado (manual) (se equipado)
Atenção A função de refrigeração do ar-condicionado somente funciona com o motor ligado. Não deixe crianças ou adultos ...

Nissan March. Tipos de pneus
Atenção Ao trocar ou substituir os pneus, certifi - que-se de que os quatro pneus sejam do mesmo tipo e construção (por exemplo, Verão, Todas as ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0311