Toyota Etios: Pré-tensionadores do cinto de segurança (bancos dianteiros)

Toyota Etios / Para proteção e segurança / Para um uso seguro / Cintos de segurança / Pré-tensionadores do cinto de segurança (bancos dianteiros)

Pré-tensionadores do cinto de segurança (bancos dianteiros)

Os pré-tensionadores possibilitam uma maior proteção dos ocupantes ao retrair rapidamente os cintos de segurança quando o veículo é submetido a determinados tipos de colisão frontal grave.

Os pré-tensionadores poderão não ser ativados em caso de impacto frontal leve, impacto lateral, impacto traseiro ou capotamento do veículo.

Retrator de travamento de emergência (ELR)

O retrator irá travar o cinto durante uma frenagem súbita ou impacto.

Também poderá travar se o usuário inclinar-se para frente muito rapidamente. Um movimento lento e leve permitirá distender o cinto permitindo o seu total movimento.

Uso do cinto em crianças

Os cintos de segurança do seu veículo foram projetados para adultos.

Os cintos de segurança do seu veículo foram projetados para adultos.

Substituição do cinto após a ativação do pré-tensionador

Se o veículo for envolvido em diversas colisões, o pré-tensionador será ativado na primeira colisão, mas não será ativado na segunda ou nas colisões seguintes, devendo ser substituído imediatamente em uma Concessionária Autorizada Toyota, após primeira colisão.

Validade do cinto de segurança

Esteja atento ao prazo de validade do cinto de segurança e substitua-o antes que esteja vencido.

ATENÇÃO

Observe as precauções abaixo para reduzir o risco de ferimentos em caso de frenagem súbita, manobra repentina ou acidente.

A negligência poderá resultar em ferimentos graves ou fatais.

Uso do cinto de segurança

  • Certifique-se de que todos os passageiros usem o cinto de segurança.
  • Sempre use um cinto de segurança corretamente.
  • Cada cinto deverá ser usado apenas por um ocupante. Não use um cinto em duas ou mais pessoas, mesmo que sejam crianças.
  • A Toyota recomenda que as crianças ocupem o banco traseiro e sempre usem um cinto de segurança e/ou sistema de segurança apropriado para crianças.
  • Não recline o banco além do necessário para obter a posição correta ao sentar-se. O cinto de segurança será mais efetivo quando os ocupantes estiverem eretos e sentados o mais para trás possível nos bancos.
  • Não use o cinto diagonal sob o braço.
  • Sempre use o cinto de segurança em posição baixa e rente aos quadris.
  • Certifique-se de que não existem folgas no cinto de segurança
  • Observe o prazo de validade do cinto de segurança e o substitua quando vencido.

Gestantes

Gestantes

Procure orientação médica e use o cinto de forma correta.

Gestantes deverão posicionar o cinto abdominal o mais baixo possível sobre os quadris assim como os demais ocupantes.

Distenda o cinto diagonal totalmente sobre o ombro e posicione o cinto ao longo do tórax. Evite o contato do cinto ao redor da área do abdômen.

Se o cinto não for usado corretamente, não apenas a gestante, mas também o feto estará sujeito a ferimentos graves ou fatais como resultado de frenagem súbita ou colisão.

Enfermos

Procure orientação médica e use o cinto de forma correta.

Se houver crianças no veículo

  • Não permita que as crianças brinquem com o cinto de segurança. Caso o cinto fique torcido ao redor do pescoço da criança, isto poderá causar estrangulamento ou outros ferimentos graves que podem ser fatais.
  • Caso isto ocorra e o cinto não possa ser destravado, corte-o com uma tesoura.

Pré-tensionadores do cinto de segurança

Se o pré-tensionador for ativado, a luz de advertência do sistema de airbag irá acender. Neste caso, o cinto de segurança não poderá ser usado novamente e deverá ser substituído em uma Concessionária Autorizada Toyota.

Danos e desgaste do cinto de segurança

  • Não danifique os cintos de segurança.
  • Não permita que o cinto, placa ou fivela sejam presos na porta.
  • Inspecione o sistema do cinto de segurança periodicamente. Verifique quanto a cortes, partes desfiadas e soltas. Não use um cinto de segurança danificado. Os cintos de segurança danificados não poderão proteger os ocupantes contra ferimentos graves ou fatais.
  • Certifique-se de que o cinto e a lingueta estejam travados e o cinto não esteja torcido. Se o cinto não funcionar corretamente, contate imediatamente uma Concessionária Autorizada Toyota.
  • Substitua o conjunto do cinto, inclusive os cintos, se o veículo for envolvido em acidente grave, mesmo que não haja danos evidentes.
  • Não tente instalar, remover, modificar, desmontar ou inutilizar os cintos de segurança. Procure uma Concessionária Autorizada Toyota para quaisquer reparos necessários. O manuseio incorreto do pré-tensionador poderá impedi-lo de funcionar corretamente, resultando em ferimentos graves ou fatais.

Ao utilizar o cinto de segurança central traseiro (modelos hatchback)

Ao utilizar o cinto de segurança central traseiro (modelos hatchback)

Não utilize o cinto de segurança central traseiro com as fivelas liberadas.

Fixar apenas uma das fivelas poderá resultar em acidente com ferimentos graves ou fatais, em caso de frenagem súbita ou colisão.

Veja também:

Citroen C3. Verificação dos níveis
Verifique com regularidade todos estes níveis segundo o plano de manutenção do construtor. Reponha o nível, se for necessário, salvo indicação em contrário. Em caso de diminuição importante de um nível, solicite a ver ...

Peugeot 208. Pintura mate Straight cut
As recomendações que se seguem devem ser consideradas para a manutenção da pintura mate. Encontram-se também na caderneta de manutenção e de garantias do veículo. Nunca efetue a limpeza sem água. Nunca lave o seu veíc ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.portalmanual.org 0.0062