O controle de distância de estacionamento (Park Pilot) apoia o condutor a manobrar e a entrar na vaga de estacionamento. Se a parte traseira do veículo se aproximar de um obstáculo, um alerta intermitente soa. Quanto menor for a distância, mais curtos são os intervalos entre os alertas.
Quando o obstáculo está muito próximo, um alerta contínuo soa.
Quando o veículo continuar a se aproximar do obstáculo com o alerta contínuo, o sistema não pode mais calcular a distância e o sinal sonoro é interrompido.
Os sensores no para-choque traseiro transmitem e recebem ondas de ultrassom. Durante o percurso das ondas de ultrassom (transmissão, reflexão de obstáculos e recepção), o sistema calcula continuamente a distância entre o para-choque e o obstáculo.
Informações e alertas complementares:
- Vistas externas
- Frear, parar e estacionar
- Conservar e limpar a parte externa do veículo
- Acessórios, reposição de peças, reparos e modificações
ATENÇÃO
O controle de distância de estacionamento não pode substituir a atenção do condutor.
● Movimentos do veículo sem a devida atenção podem causar ferimentos graves.
● Adequar sempre a velocidade e a forma de condução de acordo com as condições de visibilidade, climáticas, da pista e do trânsito.
● Observar sempre a área ao redor do veículo, já que crianças pequenas, animais e objetos podem não ser identificados pelos sensores de ultrassom em todas as situações.
● Certas superfícies de objetos e roupas podem não refletir os sinais dos sensores de ultrassom.
Esses objetos e pessoas com tais roupas podem não ser reconhecidos pelo sistema ou serem reconhecidos erroneamente.
● Fontes de som externas podem influenciar os sinais dos sensores de ultrassom. Assim, sob determinadas circunstâncias, pessoas ou objetos podem não ser reconhecidos.
NOTA
● Objetos como, por exemplo, barras de reboque, hastes finas, cercas, postes, árvores e tampas traseiras abertas ou se abrindo eventualmente não são reconhecidos pelos sensores de ultrassom e podem causar danos no veículo.
● Se o alerta do controle de distância de estacionamento for ignorado, poderão ocorrer danos consideráveis ao veículo.
● Os sensores de ultrassom no para-choque podem ser desregulados ou danificados por choques, por exemplo, em uma batida no para-choque.
● Para o correto funcionamento do sistema, manter os sensores de ultrassom dos para-choques limpos, sem barro, sem sujeira, sem neve e sem gelo e não cobri-los com etiqueta adesiva ou outros objetos.
● Na limpeza dos sensores de ultrassom com um lavador de alta pressão ou com um jato de vapor, jatear os sensores de ultrassom diretamente apenas por um curto período e manter sempre uma distância maior que 10 cm.
● Fontes de ruído podem gerar mensagens de erro do controle de distância de estacionamento, por exemplo, asfalto áspero, paralelepípedos, bobinas de indução, máquinas de construção e ruído de outros veículos.
● Peças agregadas montadas no veículo posteriormente, como, por exemplo, suporte de bicicletas e/ou dispositivo de reboque/engate, podem limitar o funcionamento do controle de distância de estacionamento.
Em caso de falha do sistema, dirigir-se a uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda as Concessionárias Volkswagen.
A Volkswagen recomenda praticar o manuseio do controle de distância de estacionamento em um local ou em estacionamento sem trânsito para familiarizar-se com o sistema.
Citroen C3. Luzes avisadoras de marcha
O acendimento de uma das luzes avisadoras seguintes confirma o accionamento
do sistema correspondente.
Este acendimento pode ser acompanhado por um sinal sonoro e por uma mensagem no
ecrã ...
Volkswagen Gol. Perguntas e respostas
Se houver a suspeita de uma suposta função defeituosa
ou dano no veículo durante o manuseio
do veículo, antes de se dirigir a uma Concessionária
Volkswagen ou a u ...