Fig. 154 Na parte superior do console central: interruptor das luzes de
advertência.
Observar as determinações legais para a proteção de um veículo parado. Em muitos países existem prescrições a respeito, por exemplo, o acionamento das luzes de advertência .
Lista de controle
Os seguintes pontos devem ser observados na sequência indicada, para garantir a própria segurança e a segurança dos passageiros:
Com as luzes de advertência ligadas, todos os indicadores de direção do veículo piscam ao mesmo tempo. As luzes indicadoras dos indicadores de direção e uma luz indicadora no interruptor piscam ao mesmo tempo. As luzes de advertência também funcionam com a ignição desligada.
Se as luzes de advertência estiverem acesas, pode ser indicada, por exemplo, uma mudança de direção ou mudança de faixa durante a rebocagem com o acionamento da alavanca dos indicadores de direção. As luzes de advertência são momentaneamente interrompidas.
Exemplos em que as luzes de advertência devem ser ligadas:
- Se o trânsito à frente desacelerar repentinamente ou se alcançar o fim de um congestionamento, para alertar os condutores quem vêm atrás.
- Se houver uma emergência.
- Se o veículo quebrar.
- Ao ser rebocado.
Observar sempre as determinações regionais sobre o uso das luzes de advertência.
Se as luzes de advertência não funcionarem, os outros condutores deverão ser alertados de outra forma (em conformidade com as determinações legais) a respeito do veículo parado.
ATENÇÃO
A observância da lista de controle é essencial para a segurança do condutor, passageiros e demais condutores, evitando possíveis acidentes.
● Seguir sempre as ações da lista de controle e observar as precauções de segurança geralmente válidas.
ATENÇÃO
As peças do sistema de escape esquentam muito.
Por isso podem ocorrer incêndios e ferimentos graves.
● Nunca estacionar o veículo de forma que peças do sistema de escape entrem em contato com materiais facilmente inflamáveis embaixo do veículo, como, por exemplo, grama seca ou combustível.
A bateria do veículo se descarrega quando as luzes de advertência ficam ligadas por um longo período de tempo - mesmo com a ignição desligada.
Quando os airbags são acionados em um acidente, as luzes de advertência podem ser acionadas automaticamente.
Luzes de frenagem de emergência - ESS (Emergency Stop Signal)
Para veículos com a função ESS e com sistema antibloqueio do freio (ABS), durante uma frenagem brusca e contínua e em velocidades superiores a 80 km/h, a lanterna da luz de freio poderá piscar para alertar os condutores que trafegam atrás.
Se a frenagem for prolongada por mais tempo, mantendo-se a mesma desaceleração, as luzes de advertência são automaticamente ligadas e piscarão quando o veículo atingir uma velocidade inferior a aproximadamente 10 km/h. Ao reiniciar o movimento do veículo, as luzes de advertência desligam-se por conta própria.
As luzes de advertência também podem ser desligadas ao pressionar o interruptor no painel de instrumentos → Fig. 154.
Fiat Uno. Ajuste do cinto traseiro central (sem retrator automático)
AJUSTE DO CINTO TRASEIRO CENTRAL (sem retrator automático) -
fig. 19
Para afivelar o cinto
Inserir a lingueta de engate A na abertura B do fecho até ouvir o clique
de bloqueio.
Para destravar ...
Chevrolet Onix. Visão geral do OnStar
Este veículo pode estar equipado
com um sistema interno e
abrangente que pode se conectar
ao Centro de Atendimento do
OnStar e a um Assessor que
ajudará o usuário com servi&c ...