Volkswagen Gol: Sistema de assistência à frenagem

O sistema de assistência de frenagem ABS e EBV funcionam somente com o motor em funcionamento e contribuem bastante com a segurança de condução ativa.

Sistema antibloqueio do freio (ABS)

O ABS pode impedir um travamento das rodas em frenagens até pouco antes da parada do veículo e apoia o condutor a conduzir e a manter o controle do veículo. Isto significa que o veículo tem pouca tendência a derrapar mesmo em uma frenagem total:

- Pisar fortemente no pedal do freio e mantê-lo pressionado. Não retirar o pé do pedal do freio ou diminuir a força sobre o pedal do freio!

- Não "bombear" com o pedal do freio ou diminuir a pressão sobre o pedal do freio!

- Conduzir o veículo enquanto o pedal do freio é pisado fortemente.

- Ao soltar o pedal do freio ou ao reduzir a força sobre o pedal do freio, o ABS desliga-se.

O funcionamento do ABS pode ser percebido por um movimento pulsante do pedal do freio, bem como por ruídos. Não se pode esperar que o ABS reduza a distância de frenagem em todas as condições.

A distância de frenagem pode até aumentar sobre cascalho ou neve recente e sobre uma superfície congelada ou escorregadia.

Distribuidor eletrônico da força de frenagem (EBV)

Em todos os veículos, ao acionar o freio, o centro de gravidade do veículo se desloca para frente.

Com isso existe o risco de bloqueio das rodas traseiras por causa da tração baixa. O distribuidor eletrônico da força de frenagem distribui a força de frenagem para as rodas traseiras e garante uma divisão ótima da força de frenagem entre o eixo dianteiro e traseiro. Em condições normais, ele evita danos na parte traseira do veículo por causa da frenagem exercida sobre as rodas traseiras.

O funcionamento do distribuidor eletrônico da força de frenagem faz parte das funções do ABS.

ATENÇÃO

Uma condução rápida sobre ruas congeladas, escorregadias ou molhadas pode ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves no condutor e nos passageiros.

● Adequar a velocidade e a forma de condução de acordo com as condições de visibilidade, climáticas, da pista e do trânsito. A maior segurança oferecida pelos sistemas de apoio à frenagem ABS e EBV não deve incentivar a colocar a segurança em risco.

● O sistema de assistência à frenagem não pode ir além dos limites impostos pela física.

Ruas escorregadias e molhadas continuam muito perigosas.

● Uma condução muito rápida por pistas molhadas pode provocar a perda do contato das rodas com a pista e a "aquaplanagem". Um veículo não pode ser freado, conduzido e controlado se tiver perdido o contato com a pista.

● O sistema de assistência à frenagem não pode impedir um acidente quando, por exemplo, estiver conduzindo muito próximo ou muito rápido para a respectiva situação de condução.

● Apesar de o sistema de assistência à frenagem ser muito eficiente e auxiliar a controlar o veículo em situações difíceis, lembrar sempre que a estabilidade da condução depende da aderência dos pneus.

● Ao acelerar sobre uma pista escorregadia, por exemplo, sobre gelo ou neve, acelerar cautelosamente. As rodas também podem patinar com sistema de assistência à frenagem, o que pode causar a perda de controle do veículo.

ATENÇÃO

A eficiência do ABS pode ser bastante reduzida quando outros componentes e sistemas que envolvem a dinâmica do veículo não tiverem manutenção correta ou não estiverem funcionando.

Isto se refere também a freios, pneus e outros sistemas mencionados anteriormente, mas não somente a eles.

● Lembrar sempre que conversões e modificações no veículo podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV.

● Modificações no sistema de amortecimento do veículo ou a utilização de combinações de rodas e pneus, podem influenciar o funcionamento do ABS e EBV e, reduzir sua eficiência.

● A eficiência do ABS e EBV também é definida por um pneu adequado , Rodas e pneus.

Em procedimentos de regulagem dos sistemas descritos podem ocorrer ruídos de funcionamento.

Veja também:

Chevrolet Onix. Visão geral
Pressione para ligar. Mantenha pressionado para desligar. Pressione para silenciar o sistema quando estiver ligado. Gire para aumentar ou diminuir o volume. R&aa ...

Volkswagen Gol. Supercalota
Fig. 138 Retirar a supercalota. Remover a supercalota - Pegar a chave de roda na caixa de ferramentas de bordo. - Remover os parafusos da roda. O parafuso oposto à válvula ͛ ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2022 www.bautoportu.com 0.0892