Nissan March: Manutenção geral

Durante a operação normal do veículo no dia a dia, a manutenção geral deve ser feita regularmente em conformidade com esta seção. Caso você perceba quaisquer ruídos, vibrações ou odores incomuns,  verifique a causa ou procure uma concessionária Nissan para verificá-la imediatamente. Além disto, você deve notificar uma concessionária Nissan, se achar necessário efetuar reparos.

Ao executar quaisquer verificações ou serviços de manutenção, observe atentamente as "Precauções na manutenção ", mais adiante nesta seção.

EXPLICAÇÃO DOS ITENS DEMANUTENÇÃO GERAL

Informações adicionais sobre os itens a seguir com "*" são encontradas mais adiante nesta seção.

Parte externa do veículo

Os itens de manutenção relacionados a seguir, devem ser executados regularmente, exceto se especificado de outra maneira.

Portas e capô do motor:  verifique se as portas e o capô do motor estão funcionando adequadamente.

Além disso, Certifique-se de que todas as travas estejam funcionando corretamente.

Lubrifique as dobradiças, travas, pinos de travas, roletes e conexões, conforme necessário.

Certifique-se de que a trava secundária impeça a abertura do capô do motor quando a trava primária for liberad

Ao conduzir o veículo em áreas com sal nas estradas ou outros materiais corrosivos, verifi - que a lubrificação com frequência.

Luzes*: Limpe os faróis regularmente.

Certifique-se de que os faróis, luzes de freio, luzes traseiras, luzes indicadoras de direção e demais luzes estejam funcionando adequadamente, e sejam instaladas com segurança.

Além disso,  verifique o alinhamento dos faróis.

Porcas das rodas*: Ao inspecionar os pneus, certifique-se de que não estejam faltando porcas das rodas e  verifique se não existem porcas perdidas. Aperte, se necessário.

Rodízio de pneu*: O rodízio de pneus deve ser feito a cada 10.000 km. Entretanto, o tempo para o rodízio dos pneus poderá variar de acordo com os seus hábitos de condução e condições da superfície da estrada. Os pneus marcados com indicadores de direção só poderão fazer o rodízio entre o dianteiro e traseiro (sem cruzar).

Certifique-se que os indicadores de direção estejam apontando para o sentido de rotação da roda após finalizar o rodízio de pneu.

Caso os pneus dianteiros sejam de tamanho diferente dos pneus traseiros, o rodízio dos pneus não poderá ser feito.

Pneus*: Verifique frequentemente a pressão dos pneus com um calibrador e sempre antes de viagens de longa distância. Se necessário, ajuste a pressão em todos os pneus, incluindo o pneu reserva, de acordo com a pressão especificada. Inspecione cuidadosamente quanto a danos, cortes ou desgaste excessivo..

Alinhamento e balanceamento de rodas: Se o veículo estiver puxando para qualquer um dos lados quando você estiver dirigindo em uma estrada reta e plana, ou se você detectar desgaste desigual ou anormal nos pneus, o alinhamento das rodas pode ser necessário. Se o volante de direção ou o banco apresentar vibração nas velocidades permitidas para estrada, o balanceamento das rodas poderá ser necessário.

Para-brisa: Limpe o para-brisa regularmente.

Inspecione o para-brisa pelo menos a cada 6 meses quanto a trincas ou outros danos. Repare um para-brisa danificado numa ofi cina de reparos qualifi cada.

Palhetas dos limpadores de para-brisa*: Se não estiverem limpando adequadamente, inspecione as palhetas quanto a rachaduras ou desgaste. Substitua-as, se necessário.

Interior do veículo

Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser verificados regularmente, como por exemplo, quando estiver executando manutenção periódica, limpando o veículo, etc.

Informações adicionais sobre os itens a seguir com "*" são encontradas mais adiante nesta seção.

Pedal do acelerador: Inspecione o pedal quanto à suavidade de funcionamento e certifique-se de que o pedal não esteja preso ou necessite de esforço desigual. Mantenha o tapete afastado do pedal do acelerador.

Mecanismo de posição da transmissão automática P (Park) (se equipado): Em uma ladeira íngreme, Certifique-se de que o veículo esteja seguramente parado com alavanca seletora de marchas posicionada em P (Park) sem acionar os freios.

Pedal de freio*: Verifique o pedal quanto à suavidade do funcionamento e Certifique-se de que tenha uma distância do tapete quando pressionado totalmente. Verifique o funcionamento do servofreio. Certifique-se de manter os tapetes afastados do pedal.

Freio de estacionamento*: Verifique o funcionamento do freio de estacionamento regularmente.

Verifique se o pedal possui um curso adequado. Certifique-se de que o seu veículo seja mantido, com segurança, em posição em uma ladeira íngreme, apenas com o freio de estacionamento acionado.

Bancos: Verifique os controles de posição dos bancos, tais como ajustes dos bancos, reclinador do encosto dos bancos, etc. para certificar-se de que estejam funcionando com suavidade e que as travas estejam funcionando corretamente em todas as posições. Verifique se os apoios para cabeça se movem para cima e para baixo suavemente e se as travas funcionam corretamente em todas as posições.

Cintos de segurança: Verifique se todos os componentes do sistema dos cintos de segurança (por exemplo, fivelas, fixadores, ajustes e retratores) estejam funcionando adequadamente e suavemente e se estão instalados corretamente.

 verifique o tecido dos cintos quanto a cortes, desfi ados, desgastes ou danos.

Volante de direção: Inspecione quanto a mudanças no sistema de direção, como folga excessiva, direção dura ou ruídos estranhos.

Luzes de advertência e alarmes sonoros: Certifique-se de que todas as luzes de advertência e alarmes sonoros estejam funcionando adequadamente.

Limpador e lavador de para-brisa*:  verifique se os limpadores e o lavador estão funcionando corretamente e se os limpadores não deixam riscos.

Desembaçador de para-brisa: Verifique se o ar flui adequadamente dos difusores do desembaçador e em quantidade suficiente quando operar o aquecedor ou o ar-condicionado

Sob o capô do motor e sob o veículo

Os itens de manutenção relacionados aqui devem ser verificados periodicamente (por exemplo, toda vez que você verificar o óleo do motor ou abastecer o veículo).

Bateria*: (Exceto para baterias livres de manutenção).

Verifique o nível de fluido em cada célula. O nível deve estar entre as marcas "MAX" e "MIN ". Os veículos que operam em altas temperaturas ou sob condições severas, requerem verifi - cações constantes do nível de fluido da bateria.

Nível de fluido da transmissão automática (se equipado)* Verifique o nível após posicionar a alavanca seletora em P (Park) com o motor em marcha lenta à temperatura normal de trabalho.

Nível de fluido de freio e embreagem*: Para modelos com transmissão manual: Certifique-se de que o nível de fluido de freio e de embreagem esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Para modelos com transmissão automática: Certifique-se de que o nível de fluido de freio esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Nível do líquido de arrefecimento do motor*: Verifique o nível do líquido de arrefecimento quando o motor estiver frio. Certifique-se de que o nível do líquido de arrefecimento do motor esteja entre as marcas "MAX" e "MIN" no reservatório.

Correia de acionamento de acessórios do motor*: Certifique-se de que a correia não esteja desfi ada, desgastada, rachada ou oleada.

Nível de óleo do motor*: Verifique o nível após estacionar o veículo em uma superfície plana com o motor desligado. Aguarde por mais de 10 minutos para que o óleo retorne ao cárter.

Sistema de escapamento: Certifique-se de que não há suportes soltos, trincas ou furos.

Se o som do sistema de escapamento parecer incomum, ou se houver cheiro de fumaça dos gases do escapamento, providencie a inspeção imediata do sistema do escapamento em uma concessionária Nissan. Consulte a advertência referente ao monóxido de carbono na seção "Funcionamento e operação" deste manual.

Vazamentos de fluidos: Verifique embaixo do veículo se há vazamentos de combustível, óleo, água ou outros fluidos após o veículo permanecer parado por algum tempo. O gotejamento de água do ar-condicionado é normal após o uso. Se você observar quaisquer vazamentos ou se a presença de vapores de combustível for evidente,  verifique a causa e providencie a correção imediatamente.

Radiador e mangueiras: Verifique a parte dianteira do radiador e limpe qualquer sujeira, insetos, folhas que possam ter se acumulado. Certifiquese de que as mangueiras não apresentem trincas, deformação, deterioração ou conexões soltas.

Parte inferior do veículo: A parte inferior do veículo é frequentemente exposta a substâncias corrosivas como aquelas usadas em estradas cobertas com gelo ou para controle de poeira. É muito importante remover estas substâncias da parte inferior do veículo, caso contrário pode haver acúmulo de ferrugem nas chapas do piso do veículo, chassi, linhas de combustível e sistema de escapamento.

Ao final do inverno, as áreas da parte inferior do veículo onde há acúmulo de barro e terra, devem ser enxaguadas com água corrente. Consulte a seção "Aparência e cuidados" neste manual.

Fluido do lavador de para-brisa* Certifique-se de que haja fluido suficiente no reservatório.

Veja também:

Volkswagen Gol. Conduzir economizando combustível
Fig. 106 Consumo de combustível em l/100 km em 2 temperaturas ambiente diferentes. O consumo de combustível pode ser facilmente reduzido de 10 a 15% por meio de uma forma de con ...

Volkswagen Gol. Verificar e reabastecer o nível de água dos lavadores dos vidros
Fig. 67 No compartimento do motor: tampa do reservatório de água dos lavadores dos vidros. Verificar regularmente o nível de água do reservatório dos lavador ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0086