Nissan March: Sistema de freio antitravamento (ABS)

Nissan March / Funcionamento e operação / Sistema de freio / Sistema de freio antitravamento (ABS)

Atenção
  • O sistema de freio antitravamento (ABS) é um dispositivo sofi sticado, mas não pode evitar acidentes causados por descuido ou técnicas de direção perigosa. O sistema ABS ajuda a manter o controle do veículo durante a frenagem em superfícies escorregadias. Lembre-se que as distâncias de frenagem em superfícies escorregadias serão maiores do que em superfícies normais, mesmo com ABS. As distâncias de frenagem podem ser longas também em estradas irregulares, esburacadas ou cobertas com neve, ou se você estiver usando correntes nos pneus. Sempre mantenha uma distância segura do veículo a sua frente; o motorista é responsável pela segurança.
  • O tipo de pneu e sua condição podem afetar também a eficácia da frenagem.
  • Ao substituir os pneus, instale a dimensão especificada de pneus em todas as quatro rodas.
  • Ao instalar o pneu reserva, certifiquese de que o mesmo seja do tamanho e tipo adequado, conforme indicado na etiqueta de especificação da pressão dos pneus. Consulte "Etiqueta de especificação da Pressão dos Pneus" na seção "Informações Técnicas" deste manual.
  • Para informação detalhada, consulte "Pneus e rodas" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

O sistema de freio antitravamento (ABS) controla cada roda para que elas não sejam bloqueadas em uma frenagem brusca ou ao frear em pistas escorregadias. O sistema ABS monitora a rotação de cada roda e altera a pressão do fluido de freio, para impedir o travamento ou escorregamento de cada roda. Impedindo o travamento das rodas, o sistema ajuda o motorista a manter o controle direcional, minimizando os desvios e derrapagens em pistas escorregadias.

Usando o sistema

Pressione o pedal do freio e mantenha-o pressionado. Pressione o pedal do freio com uma pressão estável, mas não bombeie os freios. O ABS irá operar para evitar que as rodas travem. Conduza o veículo para evitar obstáculos.

Atenção Não bombeie o pedal do freio. Isto poderá resultar no aumento da distância de frenagem.

CaracterIstica de autoteste

O sistema de freio antitravamento cons titui-se de sensores eletrônicos, bombas elétricas e solenoides hidráulicos e um computador. O computador tem um dispo sitivo interno de diagnóstico que testa todo o sistema sempre que você ligar o motor e movimentar o veículo a baixa velocidade para frente ou para trás. Quando o autoteste ocorrer, você poderá ouvir uma pancada e/ou sentir uma pulsação no pedal de freio. Isto é normal e não significa falha do sistema. Se o computador perceber qualquer falha, ele desligará o sistema antitravamento do freio e acenderá a luz de advertência "ABS" no painel de instrumentos. O sistema de freio funcionará normalmente, mas sem a assis tência antitravamento. Caso a luz se acenda durante o autoteste, ou quando você estiver dirigindo, leve o veículo à sua concessionária Nissan para repará-lo o mais rápido possível.

Operação normal

O sistema ABS opera em velocidades acima de 5 a 10 km/h. A velocidade varia de acordo com as condições da pista. Quando o ABS perceber que uma ou mais rodas estão perto de travar, o atuador (sob o capô do motor) rapidamente aplica e libera a pressão hidráulica. Esta ação é como se estivesse bombeando muito rapidamente o freio. Você pode sentir uma pulsação no pedal de freio e ouvir um ruído debaixo do capô ou sentir uma vibração do atuador quando estiver operando. Isto é normal e indica que o ABS está funcionando corre tamente. Entretanto, esta pulsação pode significar que as condições da pista são perigosas, sendo necessária Atenção extra ao dirigir.

Veja também:

Fiat Uno. SUBSTITUIÇÃ
SUBSTITUIÇÃO - fig. 8 e 9 Remover a tubulação de borracha da caixa do filtro de ar A-fig. 8 conforme a seta; Soltar os grampos B e retirar a tampa C, empurrando-a para trás. R ...

Toyota Etios. Se for necessário parar o veículo em uma emergência
Apenas em uma emergência, como por exemplo, se for impossível parar o veículo da maneira convencional, pare o veículo de acordo com o procedimento abaixo: Pressione co ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0118