Volkswagen Gol: Introdução ao tema

A bateria do veículo é parte integrante do sistema elétrico do veículo.

Nunca realizar trabalhos no sistema elétrico se não estiver familiarizado com os procedimentos necessários e com as precauções de segurança geralmente válidas e se tiver à disposição somente ferramentas inapropriadas  ! Nesse caso, deixar que todos os trabalhos sejam realizados por uma empresa especializada. Para isso, a Volkswagen recomenda as Concessionárias Volkswagen. Trabalhos inadequados podem causar ferimentos graves.

Local de instalação da bateria do veículo

A bateria do veículo se encontra no compartimento do motor.

Significado dos alertas na bateria do veículo

Símbolo Significado
Usar sempre óculos de proteção!
O eletrólito da bateria é fortemente corrosivo. Usar sempre luvas e óculos de proteção!
Fogo, faíscas, fumaça e luz exposta são proibidos!
Ao carregar a bateria do veículo é produzida uma mistura de gases altamente explosiva!
Manter a bateria do veículo e o seu eletrólito longe do alcance de crianças!

Informações e alertas complementares:

- → caderno Manutenção e garantia

- Preparações para trabalhos no compartimento do motor

- Acessórios, reposição de peças, reparos e modificações

ATENÇÃO

Trabalhos na bateria do veículo e no sistema elétrico podem causar queimaduras químicas, incêndios ou choques elétricos graves. Antes de qualquer trabalho, ler e observar sempre os seguintes alertas e precauções de segurança:

● Antes de qualquer trabalho na bateria do veículo, desligar a ignição e todos os consumidores elétricos e desconectar o cabo do polo negativo da bateria do veículo.

● Manter crianças longe do eletrólito da bateria e da bateria do veículo.

● Usar sempre óculos de proteção.

● O eletrólito da bateria é muito agressivo. Ele pode queimar a pele e provocar a perda da visão. Ao manusear a bateria do veículo, proteger principalmente as mãos, os braços e os olhos de respingos de eletrólito.

● Não fumar e nunca trabalhar próximo de chamas expostas ou de faíscas.

● Evitar a produção de faíscas por cabos e aparelhos elétricos, bem como por descargas eletrostáticas.

● Nunca por os polos da bateria em curto-circuito.

● Nunca utilizar uma bateria do veículo danificada, havendo a necessidade de substitui-la imediatamente, sob o risco da bateria explodir.

● Uma bateria descarregada pode congelar em temperaturas em torno de 0 C. Em caso de congelamento, a bateria também deve ser substituída imediatamente.

● Assegurar-se que não haja pessoas no interior do veículo durante a substituição da bateria.

Em caso de uma pane elétrica, os airbags podem ser acionados acidentalmente e provocar ferimentos graves ou até fatais nos ocupantes do veículo.

NOTA

● Nunca desconectar a bateria do veículo com a ignição ligada ou com o motor em funcionamento nem conectá-la a outra, pois senão o sistema elétrico e os componentes eletrônicos podem ser danificados.

● Nunca abra uma bateria - perigo de queimadura e de explosão.

● Não expor a bateria do veículo por períodos prolongados à luz solar direta, pois os raios ultravioletas podem danificar a carcaça da bateria.

● Com o veículo parado por um longo período, proteger a bateria do veículo do frio, não deixar o veículo em local aberto de modo que não "congele" e, assim, seja destruída.

Nunca instalar uma bateria danificada ou que não tenha uma boa vedação. Eliminar a bateria como resíduo dentro das normas de defesa do meio ambiente, Carregar, substituir, desconectar ou conectar a bateria do veículo.

Após ligar o motor com a bateria do veículo totalmente descarregada ou trocada, as configurações do sistema (como hora, data, configurações de conforto pessoais e programações) podem ser desprogramadas ou apagadas. Verificar e corrigir as configurações depois que a bateria do veículo tiver sido suficientemente carregada.

Veja também:

Volkswagen Gol. O que acontece com os ocupantes do veículo sem cinto de segurança?
Fig. 44 O condutor sem cinto de segurança é lançado para frente. Fig. 45 O passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é lançado para frent ...

Fiat Uno. Dirigir com o ABS
O ABS é um equipamento do sistema de frenagem que dá, essencialmente, duas vantagens: Evita o bloqueio e o consequente deslizamento das rodas nas freadas de emergência e, principalmen ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0055