Volkswagen Gol: Lavar o veículo

Quanto mais tempo resíduos de insetos, excrementos de pássaros, resina de árvores, poeira urbana ou industrial, piche, fuligem e outros sedimentos agressivos permanecerem na superfície do veículo, mais duradouro é o seu efeito destrutivo.

Altas temperaturas e a forte incidência de radiação solar fortalecem o seu efeito corrosivo.

Lavar cuidadosamente e em intervalos regulares também a parte inferior do veículo.

Sistema de lavagem automático

Observar as orientações disponibilizadas no sistema de lavagem automático. Antes de uma lavagem automática, tomar as precauções usuais, como, por exemplo, fechar todos os vidros e dobrar os espelhos retrovisores externos para dentro, para evitar danos. Se o veículo possuir peças agregadas como, por exemplo, spoiler, bagageiro ou antena, informar obrigatoriamente o operador do sistema de lavagem automático  .

A pintura do veículo é tão resistente que o veículo geralmente pode ser lavado sem problemas em sistemas de lavagem automáticos. No entanto, o desgaste real da pintura depende muito da estrutura do sistema de lavagem automático. A Volkswagen recomenda a lavagem em sistemas de lavagem automáticos sem escovas.

Para remover eventuais resíduos de cera dos vidros e, assim, evitar atrito excessivo dos limpadores dos vidros, observar as seguintes orientações Limpar os vidros e os espelhos retrovisores externos.

Lavagem manual

Ao lavar o veículo manualmente, amolecer primeiramente a sujeira com água em abundância e enxaguar tanto quanto possível.

Em seguida, limpar o veículo com uma esponja macia, com uma luva de lavagem ou com uma escova, fazendo pouca pressão. Começar pelo teto e continuar de cima para baixo. Utilizar um xampu de limpeza somente em sujeiras persistentes.

Enxaguar cuidadosamente a esponja ou a luva de lavagem em intervalos curtos.

Por último, limpar as rodas, as soleiras e partes similares. Para isso, utilizar uma segunda esponja.

ATENÇÃO

Peças pontiagudas do veículo podem ocasionar ferimentos.

● Proteger as mãos e os braços de partes pontiagudas ao limpar, por exemplo, a parte inferior do veículo ou a parte interna das caixas de roda.

ATENÇÃO

Após a lavagem do veículo, o efeito de frenagem pode sofrer atraso, aumentando a distância de frenagem devido à umidade nos discos de freio e nas pastilhas de freio ou ao seu congelamento durante o inverno.

● "Secar os freios e eliminar o gelo" por meio de manobras cuidadosas de frenagem. Proceder sem colocar os demais condutores em risco ou desrespeitar as determinações legais.

NOTA

● A temperatura da água não deve estar acima de +60 C.

● Para evitar danos à pintura, não lavar o veículo sob luz solar direta.

● Não utilizar esponjas duras, esponjas ásperas de cozinha ou similares, pois a superfície pode ser danificada.

● Limpar o farol com pano ou esponja úmidos, nunca secos. Usar preferencialmente água com sabão.

● Lavagem do veículo em clima frio: ao jogar água no veículo com uma mangueira, não dirigir o jato de água diretamente sobre as fechaduras ou juntas da porta ou da tampa. As fechaduras e as vedações podem congelar!

NOTA

Antes de utilizar um sistema de lavagem automático, observar obrigatoriamente os seguintes pontos para evitar danos no veículo:

● Comparar a bitola do veículo com a distância dos trilhos do sistema de lavagem automático para não danificar as rodas e os pneus!

● Comparar a altura e a largura do veículo com a altura e a largura de passagem do sistema de lavagem automático!

● Rebater os espelhos retrovisores externos para dentro.

● Para evitar danos à pintura da tampa do compartimento do motor, rebater as palhetas dos limpadores do para-brisa sobre o para-brisa quando estiverem secas. Não deixá-las cair!

● Travar a tampa traseira para evitar uma abertura involuntária no sistema de lavagem automático.

Veja também:

Fiat Uno. Alavanca esquerda
Reúne os comandos das luzes externas e das setas. A iluminação externa funciona somente com a chave de ignição na posição MAR. Acendendo as luzes externas, iluminam- se os ideogra ...

Chevrolet Onix. Modo manual
Mova a alavanca seletora para a posição M. Pressione o botão de troca de marcha localizado na alavanca seletora. UP (+) : para mudar para uma marcha mais alta DOWN ( ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0097