Volkswagen Gol: Levantar o veículo com o macaco

Fig. 140 Pontos de apoio do macaco e macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo.
Fig. 140 Pontos de apoio do macaco e macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo.

Fig. 141 Pontos de apoio do macaco e macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo - veículos com soleiras externas (Novo Gol Track).
Fig. 141 Pontos de apoio do macaco e macaco posicionado no lado esquerdo traseiro do veículo - veículos com soleiras externas (Novo Gol Track).

A figura → Fig. 140 e → Fig. 141 ilustram, como exemplo, os pontos de recepção do macaco do modelo Novo Gol 4 portas. O modelo Novo Gol 2 portas segue o mesmo conceito.

O macaco somente pode ser posicionado nos pontos de apoio indicados (marcação na carroceria) → Fig. 140 e → Fig. 141. É válido o ponto de apoio localizado próximo à roda correspondente.

O veículo só deve ser levantado pelos pontos de apoio do macaco e depois de soltar os parafusos da roda que se trocar.

Lista de controle

Os seguintes pontos devem ser observados na sequência indicada, para garantir a própria segurança e a segurança dos passageiros  :

  1.  Escolher um piso plano e firme para levantar o veículo.
  2. . Desligar o motor, engatar uma marcha na transmissão manual ou colocar a alavanca seletora na transmissão automatizada na posição D ou R  e puxar o freio de estacionamento.
  3.  Assegure-se de que todos os passageiros deixem o veículo.
  4.  Colocar um calço na roda oposta, utilizando uma pedra ou similar.
  5. Em condução com reboque: desacoplar o reboque do veículo de tração e estacionar de maneira correta.
  6.  Soltar os parafusos da roda a ser trocada.
  7.  Procurar sob o veículo o ponto de apoio do macaco → Fig. 140 e → Fig. 141, mais próximo da roda a ser trocada.
  8.  Veículos com soleiras externas: desencaixar a cobertura de acesso ao ponto de apoio do macaco.
  9.  Inserir a extremidade da chave de roda no olhal do macaco e, segurar a chave de roda pelo lado do encaixe sextavado. Levantar o macaco até onde ainda seja possível colocá-lo sob o ponto de apoio do veículo.
  10.  Garantir que a base do macaco, com toda sua superfície, esteja sobre o chão e que a base se encontre perpendicularmente abaixo do ponto de colocação → Fig. 140 e → Fig. 141.
  11.  Alinhar o macaco e, simultaneamente, levantar a garra do macaco até ela se encaixar na travessa debaixo do veículo → Fig. 140 e → Fig. 141.
  12.  Continuar erguendo o macaco até a roda se levantar do piso.

ATENÇÃO

Uma utilização incorreta do macaco pode resultar no deslizamento do veículo, provocando ferimentos graves. Para reduzir o risco de ferimentos, observar o seguinte:

● Utilizar somente macacos liberados pela Volkswagen para o veículo. Outros macacos, mesmo de outros modelos da Volkswagen, podem deslizar.

● O piso deve ser plano e firme. Um piso inclinado ou macio pode causar o deslizamento do veículo. Se for o caso, utilizar um apoio estável e com superfície larga para o macaco.

● Em caso de um piso escorregadio, como, por exemplo, piso de ladrilhos, utilizar uma base antiderrapante, por exemplo, um tapete de borracha, para evitar o deslizamento do macaco.

● Posicionar o macaco somente nos pontos indicados.

A garra do macaco deve se encaixar no perfil da longarina de forma segura → Fig. 140 e → Fig. 141.

● No caso de condução com reboque, desacoplar o reboque do veículo de tração, antes de substituir a roda.

● Nunca deixar uma parte do corpo, por exemplo, braço ou perna, debaixo do veículo que esteja levantado somente com o macaco.

● Assegure-se de que todos os passageiros deixem o veículo.

● Se for necessário trabalhar sob o veículo, este deve ser apoiado adicionalmente com cavaletes adequados.

● Nunca levantar o veículo se o motor estiver em funcionamento ou se o veículo estiver em uma pista lateralmente inclinada ou íngreme.

● Nunca ligar o motor com o veículo levantado.

Com as vibrações do motor, o veículo pode cair do macaco.

ATENÇÃO

A observância da lista de controle é essencial para a segurança do condutor, passageiros e demais condutores, evitando possíveis acidentes.

● Seguir sempre as ações da lista de controle e observar as precauções de segurança geralmente válidas.

Veja também:

Renault Sandero. Posto de condução
A presença dos equipamentos DEPENDE DA VERSÃO DO VEÍCULO E DO PAÍS. 1. Difusor de ar lateral. 2. Frisos de desembaçamento lateral. 3. Haste de: indica ...

Citroen C3. Limitador de velocidade
Sistema que impede a ultrapassagem da velocidade do veículo no valor programado pelo condutor. O accionamento do limitador de velocidade é manual. O limite de velocidade programa ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.1512