Volkswagen Gol: Trocar a roda

Fig. 142 Troca de roda: sequência de remoção dos parafusos da roda.
Fig. 142 Troca de roda: sequência de remoção dos parafusos da roda.

Remover a roda

- Observar a lista de controle.

- Soltar os parafusos da roda

- Levantar o veículo

- Remover totalmente os parafusos da roda soltos com a chave de roda e guardar em uma superfície limpa.

- Nos veículos com supercalota, o parafuso oposto à válvula → Fig. 142 A serve como guia na sequência de montagem. Por isso, remover o parafuso A por último e ter cuidado para não deixar a supercalota cair ao remover os outros parafusos.

- Remover a roda.

Instalar a roda de emergência

Se necessário, observar o sentido de rodagem do pneu .

- Colocar a roda de emergência.

- Posicionar os parafusos da roda e apertá-los levemente.

- Nos veículos com supercalota, instalar primeiro o parafuso → Fig. 142 A , posicionar a supercalota e, em seguida, instalar os demais parafusos.

- Abaixar o veículo com o macaco.

- Apertar todos os parafusos da roda firmemente com a chave de roda  . Para isso, não apertar em sequência, mas sempre alternando entre parafusos da roda opostos.

- Nos veículos com calota central, posicionar cuidadosamente os encaixes da calota sobre os parafusos da roda → , pressionar a calota até ouvir o "clique" de encaixe e certificar-se de que a calota está corretamente encaixada.

ATENÇÃO

Um torque de aperto incorreto ou parafusos da roda tratados incorretamente podem ocasionar a perda de controle do veículo, provocando acidentes e ferimentos graves.

● Manter todos os parafusos da roda e orifícios rosqueáveis dos cubos das rodas sempre limpos e isentos de óleo e graxa. Os parafusos da roda devem ser de fácil manuseio e apertados com o torque de aperto prescrito.

NOTA

A Volkswagen recomenda especial cuidado durante a remoção da calota central, pois os encaixes plásticos podem ser danificados, se forem submetidos a esforços desnecessários.

Os parafusos da roda devem estar limpos e girar livremente. Nunca os lubrifique.

Durante a troca da roda, se constatar que os parafusos têm corrosão ou estão espanados, eles devem ser substituídos, antes de se verificar o torque de aperto, e a rosca do cubo de roda deve ser limpa.

Veja também:

Volkswagen Gol. Espelhos retrovisores externos
Fig. 70 Nas portas dianteiras: interruptor de ajuste dos espelhos retrovisores externos mecânicos. Fig. 71 Na porta do condutor: interruptor rotativo de ajuste dos espelhos retrovis ...

Nissan March. Interruptores do controle automático de velocidade (se equipado)
Se o sistema de controle automático de velocidade falhar, o mesmo cancelará automaticamente. Para ajustar adequadamente o sistema de controle automático de velocidade ...

Modelos



Todos os direitos reservados: © 2020 www.bautoportu.com 0.0096