Fig. 134 Perfil do pneu: indicadores de desgaste.
Profundidade do perfil
Situações de condução especiais exigem uma maior profundidade do perfil possível e uma profundidade do perfil aproximadamente igual nos eixos dianteiro e traseiro .
Na maioria dos países, a profundidade mínima do perfil determinada em lei é de 1,6 mm medida nos sulcos do perfil ao lado dos indicadores de desgaste. Observar as determinações legais específicas de cada país.
A profundidade do perfil de pneus novos pode variar conforme a versão e o fabricante em razão das características de fabricação e do desenho do perfil.
Indicadores de desgaste do pneu
No fundo do perfil do conjunto dos pneus originais, transversalmente à direção de rodagem, encontram-se indicadores de desgaste de 1,6 mm de altura → Fig. 134. Vários destes indicadores de desgaste estão posicionados em distâncias iguais na superfície de rodagem. Marcações nos flancos dos pneus indicam a posição dos indicadores de desgaste, por exemplo, as letras "TWI" ou símbolos.
Os indicadores de desgaste indicam se o pneu já está gasto. O pneu deve ser substituído antes que o desgaste do perfil do pneu chegue até o indicador de desgaste.
ATENÇÃO
Pneus gastos representam um risco à segurança e podem ocasionar a perda de controle do veículo e ferimentos graves.
● Os pneus devem ser substituídos por pneus novos antes que se desgastem até o indicador de desgaste.
● Pneus gastos têm uma aderência extremamente reduzida, especialmente sobre pisos molhados, e o veículo tende a "flutuar" (aquaplanar).
● Pneus gastos reduzem a possibilidade de controlar bem o veículo em situações de rodagem normais e difíceis, e aumentam a distância de frenagem e o risco de derrapagem.
Chevrolet Onix. Travamento externo
Para veículo equipado com trava
elétrica das portas, gire a chave no
sentido anti-horário. Todas as portas
serão travadas. Para veículo sem
trava elét ...
Toyota Etios. Cobertura Diferenciada da Garantia
Bateria Auxiliar (12V)
Caso seja constatado qualquer defeito de fabricação
durante os primeiros 24 (vinte e quatro) meses contados
a partir da data de emissão da nota fis ...