Partida com bateria auxiliar pode ser perigosa se feita incorretamente. Portanto, para evitar ferimentos ou danos ao seu veículo ou a bateria, siga os procedimentos a seguir.
Se não estiver seguro de como seguir estas instruções, procure ajuda qualificada ou um serviço de reboque.
CUIDADO
Utilize somente baterias de 12V nesta operação. O motor de partida de 12V, o sistema de ignição e outras partes elétricas podem ser danificados pela utilização de uma fonte alimentadora de 24V (duas baterias de 12V ligadas em série ou um gerador de 24V).
ATENÇÃO
Bateria
Nunca tente verificar o nível do eletrólito da bateria, pois isso pode causar a ruptura ou a explosão da bateria, provocando ferimentos graves.
Se você não estiver certo de como seguir este procedimento, procure por assistência qualificada. Baterias de automóveis contêm ácido sulfúrico. O ácido é venenoso e altamente corrosivo.
Ao realizar uma partida com bateria auxiliar, use óculos de segurança e tome cuidado para não deixar o ácido entrar em contato com sua pele, roupa ou o veículo.
Procedimento para partida com bateria auxiliar
1. Certifique-se que a bateria auxiliar seja de 12V e que o terminal negativo esteja aterrado.
2. Se a bateria auxiliar estiver instalada em outro veículo, não deixe os veículos entrarem em contato.
3. Desligue todos os equipamentos e acessórios elétricos desnecessários.
4. Faça a conexão dos cabos na ordem exata conforme indicado na figura anterior.
Primeiro conecte uma extremidade do cabo auxiliar ao terminal positivo (+) da bateria descarregada (1) e então conecte a outra extremidade ao terminal positivo (+) da bateria auxiliar (2).
Conecte uma extremidade do outro cabo auxiliar ao terminal negativo (-) da bateria auxiliar (3) e a outra extremidade do cabo ao terminal negativo do conector de partida auxiliar (4). Não conecte o cabo próximo a nenhuma peça móvel do motor.
Não permita que os cabos auxiliares entrem em contato com nada exceto com os terminais corretos da bateria ou com o aterramento correto. Não se incline sobre a bateria ao fazer as conexões.
CUIDADO
Não conecte o cabo auxiliar do terminal negativo da bateria auxiliar ao terminal negativo da bateria descarregada. Isso pode causar o superaquecimento da bateria descarregada e fazer com que ela se rompa, liberando o ácido da bateria.
5. Acione o motor do veículo que possui a bateria auxiliar e deixe-o funcionando a 2.000 rpm. Em seguida acione o motor do veículo com a bateria descarregada.
Se a causa da descarga da bateria não for aparente, leve seu veículo a uma concessionária autorizada Hyundai Motor Brasil (HMB) para verificação.
Citroen C3. Limites de funcionamento
A regulamentação sobre os limites de
velocidade é específico de cada país.
O sistema não leva em consideração as
reduções das ...
Toyota Etios. Pontos importantes a serem lembrados
Estudos demonstraram que a instalação do sistema de segurança
para crianças no banco traseiro é muito mais segura do que a instalação
no banco do pas ...