Nissan March: Luzes de advertência

Luz de advertência do sistema de Freio Antitravamento (ABS)

Quando o interruptor de ignição for girado para a posição ON, a luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento (ABS) se acende e depois se apaga. Isto indica que o ABS está operante.

Se a luz de advertência do ABS se acender com o motor funcionando, ou ao dirigir, indica que o ABS não está funcionando adequadamente.

Verifique o sistema em uma concessionária Nissan.

Se ocorrer uma falha no ABS, a função antitravamento será desligada. O sistema do freio irá funcionar normalmente, mas sem a assistência antitravamento. Consulte "Sistema do freio" na seção "Funcionamento e operação ".

Luz de advertência do freio

Esta luz funciona tanto para o sistema de freio de estacionamento quanto para o sistema de freio de serviço.

Indicador do freio de estacionamento

Quando girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz indicadora do freio de estacionamento se acenderá se o freio de estacionamento estiver acionado.

Luz de advertência de nível baixo do fluido de freio

Quando girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz indicadora do nível baixo de fluido de freio se acende. Caso a luz se acenda com o motor em funcionamento, e com o freio de estacionamento não acionado, pare o veículo e proceda da seguinte maneira:

  1. Verifique o nível do fluido de freio. Adicione fluido de freio, se necessário. Consulte "Fluido de freio" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.
  2. Se o nível do fluido de freio estiver correto, o sistema de advertência deverá ser inspecionado por uma concessionária Nissan.

Indicador de advertência do sistema de Freio Antitravamento (ABS)

Quando o freio de estacionamento for liberado e o nível de fluido de freio for suficiente, com a luz de advertência do freio e a luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento (ABS) acesas, pode indicar que o sistema ABS não esteja funcionando adequadamente. O sistema de freio deve ser verificado, e se necessário, reparado por uma concessionária Nissan imediatamente.

Evite dirigir em alta velocidade e frenagens bruscas.

(Consulte "Luz de advertência do Sistema de Freio Antitravamento" nesta seção.)

Atenção

  • O sistema poderá não funcionar adequadamente se a luz de advertência estiver ligada. Poderá ser perigoso dirigir. Se você julgar que está seguro, dirija cuidadosamente até o posto de serviço mais próximo para reparos.

    Do contrário, reboque o seu veículo, pois poderá ser perigoso continuar a condução.

  • Pressionar o pedal de freio com o motor desligado e/ou o nível de fluido de freio baixo poderá aumentar a distância de frenagem e ao frear requisitará um grande esforço ao pressionar o pedal.
  • Se o nível de fluido de freio estiver abaixo da marca MÍNIMO ou MÍN no reservatório do fluido de freio, não dirija até que o sistema de freio tenha sido verificado em uma concessionária Nissan.

Luz de advertência de carga da bateria

Caso a luz se acenda com o motor em funcionamento, isto pode indicar que o sistema de carga não está funcionando adequadamente.

Desligue o motor e inspecione a correia do alternador. Caso a correia esteja solta, partida, ausente ou caso a luz permaneça acesa, consulte uma concessionária Nissan imediatamente.

CUIDADO Não continue dirigindo caso a correia do alternador esteja frouxa, partida ou danificada.

Luz de advertência de porta aberta (se equipado)

Esta luz se acende quando uma das portas não está corretamente fechada, quando o interruptor de ignição estiver na posição ON.

Luz de advertência da seleção da posição P (modelos CVT) (se equipado)

A luz pisca na cor vermelha e o aviso sonoro soa, caso a alavanca seletora de marchas não esteja na posição P (Park) e o interruptor de ignição esteja na posição OFF.

Mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park) com o interruptor de ignição na posição OFF.

A luz indicadora se apagará. Coloque o interruptor de ignição na posição LOCK para desativar o aviso sonoro.

Luz de advertência de nível de combustível baixo

Esta luz se acende quando o nível de combustível no interior do tanque de combustível estiver baixo. Reabasteça quando for conveniente, de preferência antes que o indicador de combustível indique vazio. Haverá uma pequena reserva de combustível no tanque quando o ponteiro do indicador indicar vazio.

Luz de advertência da direção elétrica (se equipado)

Atenção

  • Se o motor não estiver funcionando ou for desligado durante a condução, a direção elétrica não funcionará. O volante da direção ficará mais difícil de operar.
  • Quando a luz de advertência da direção elétrica se acender com o motor em funcionamento, a assistência para a direção não estará atuando. Você ainda terá o controle do veículo, porém a direção ficará mais difícil de operar. Verifique o sistema de assistência da direção em uma concessionária Nissan.

Quando o interruptor de ignição estiver na posição ON, a luz de advertência da direção elétrica se acende. Após ligar o motor, a luz de advertência da direção elétrica se apaga. Isso indica que o sistema de assistência da direção está funcionando corretamente.

Se a luz de advertência da direção elétrica se acender quando o motor estiver em funcionamento, pode indicar falha no sistema de assistência da direção, sendo necessário o reparo.

Verifique o sistema da direção elétrica em uma concessionária Nissan.

Quando a luz de advertência da direção elétrica se acender com o motor em funcionamento, a assistência para a direção não estará atuando, mas você terá o controle do veículo. Neste caso, um grande esforço será exigido para girar o volante de direção, especialmente em curvas fechadas e velocidades baixas. Consulte "Direção elétrica" na seção "Funcionamento e operação ".

Luz de advertência da pressão de óleo do motor

Esta luz alerta para a baixa pressão de óleo do motor. Se a luz piscar ou se acender durante a condução normal, pare o veículo em um local seguro, desligue o motor imediatamente e entre em contato com uma concessionária Nissan ou ofi cina autorizada.

A luz de advertência de pressão de óleo do motor não foi projetada para indicar o nível baixo de óleo do motor. Use a vareta de nível para verificar o nível de óleo. Consulte "Óleo do motor" na seção "Manutenção e faça você mesmo" deste manual.

CUIDADO Manter o motor funcionando com a luz de advertência de pressão de óleo do motor acesa, pode causar graves danos ao motor.

Estes danos não serão cobertos pela garantia. Desligue o motor assim que for seguro e possível.

Luz de advertência de alta temperatura

Quando girar o interruptor de ignição para a posição ON, a luz de advertência de alta temperatura se acende e em seguida se apaga.

Isto indica que o sensor de alta temperatura no sistema de arrefecimento do motor está funcionando corretamente.

CUIDADO Se a luz de advertência de alta temperatura se acender com o motor funcionando, indica que a temperatura do motor está extremamente alta. Pare o veículo em local seguro o quanto antes. Caso o motor esteja superaquecido e o veículo continue em funcionamento, o motor poderá ser danificado.

Consulte "Se o veículo superaquecer" na seção "Em caso de emergência ".

Luz de advertência e aviso sonoro do cinto de segurança (se equipado)

A luz e o aviso sonoro alertam sobre a colocação dos cintos de segurança. A luz se acende quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON ou START e permanecerá acesa até que o cinto do motorista seja colocado. Ao mesmo tempo, o aviso sonoro soa por aproximadamente 6 segundos a menos que o cinto de segurança do motorista seja colocado.

A luz de advertência do cinto de segurança pode se acender também caso o cinto de segurança do passageiro dianteiro não esteja colocado, quando o banco do passageiro dianteiro estiver ocupado. Por aproximadamente 7 segundos, após colocar o interruptor de ignição na posição ON, o sistema não ativará a luz de advertência para o passageiro dianteiro. Consulte "Cintos de Segurança" na seção "Segurança - Bancos, Cintos de Segurança e Sistema de Proteção Complementar" para precauções na utilização dos cintos de segurança.

Luz de advertência do air bag

 

Quando o interruptor de ignição for colocado na posição ON ou START, a luz de advertência do air bag se acenderá por aproximadamente 7 segundos e depois se apagará. Isso significa que o sistema está funcionando corretamente.

Ocorrendo alguma das condições a seguir, os air bags frontais e/ou os sistemas dos pré-tensionadores necessitam de reparo e o seu veículo deve ser encaminhado para uma concessionária Nissan:

Caso não sejam inspecionados e reparados, o sistema de proteção complementar (sistema de air bag) pode não funcionar adequadamente.

Para maiores detalhes, consulte "Sistema de Proteção Complementar" na seção "Segurança - Bancos, Cintos de Segurança e Sistema de Proteção Complementar" deste manua

Atenção A luz de advertência do air bag acesa pode indicar que o sistema de air bag frontal e/ou os sistemas dos pré-tensionadores não funcionarão em caso de acidente. Para evitar ferimentos a você mesmo e aos outros, leve seu veículo, assim que possível, a uma concessionária Nissan para uma verificação.
Veja também:

Citroen C3. Paragem do motor
Imobilize o veículo, motor ao ralenti. Com uma caixa de velocidades manual, coloque a alavanca de velocidades em ponto morto. ou Com uma caixa de velocidades automática ...

Chevrolet Onix. Lanternas traseiras
1. Soltando os dois prendedores. 2. Para remover o conjunto da lanterna traseira, solte os parafusos de fixação. 3. Desconete o chicote do conjunto da lanterna traseira. ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0327