Se para dar a partida no motor você utilizar a bateria de outro veículo, adquira cabos elétricos apropriados (seção considerável) em uma Oficina Autorizada ou, caso já possua, assegure-se de que estão em bom estado.
As duas baterias devem ter uma tensão nominal idêntica: 12 volts.
A bateria que fornece a corrente deve ter uma capacidade (ampère, A) no mínimo igual à bateria descarregada.
Certifique-se de que os dois veículos não estejam em contato entre eles (risco de curto-circuito ao unir os polos positivos) e que a bateria descarregada esteja bem conectada. Desligue a ignição de seu veículo.
O motor do veículo que fornece a corrente deve estar funcionando em um regime intermediário.
Fixe o cabo positivo (+) A ao borne (+) 1 da bateria descarregada, depois ao borne (+) 2 da bateria de alimentação de corrente.
Fixe o cabo negativo (-) B ao borne (-) 3 da bateria de alimentação de corrente, depois ao borne (-) 4 da bateria descarregada.
Dê a partida no motor normalmente.
Assim que seja acionado, desligue os cabos A e B na ordem inversa (4-3-2- 1).
Chevrolet Onix. Lavador do para-brisa
Puxe a alavanca. O fluido do
lavador é borrifado no para-brisa e
os limpadores se movem algumas
vezes.
Cuidado
Uma visão pouco nítida para o
motorista pode levar a um
a ...
Citroen C3. Encosto de cabeça traseiro
Estes encostos têm duas posições:
- uma posição alta, de utilização:
levante o encosto de cabeça até ao
batente.
- uma posi& ...