O seu veículo é equipado por:
Estes sistemas estão previstos para funcionar separados ou em conjunto, em caso de colisão frontal que gere uma desaceleração brusca transmitida ao sensor das bolsas. Conforme o nível de violência da colisão (intensidade da desaceleração), o sistema pode desencadear:
Limitador de esforço
A partir de uma certa violência de colisão, este mecanismo entra em funcionamento para limitar, a um nível suportável, os efeitos do cinto de segurança no corpo.
Air bags do motorista e do passageiro
Equipam os dois lugares dianteiros.
A presença deste equipamento é indicada pela palavra "air bag" gravada no volante e no painel de bordo e por um adesivo colado na parte inferior do para-brisa ou no para-sol.
Cada sistema de air bag é composto por:
O sistema de airbag utiliza um princípio pirotécnico, razão pela qual seu disparo gera calor, libera fumaça (que não significa início de incêndio) e produz ruído de detonação. O enchimento do airbag, que deve ser imediato, pode provocar ferimentos na pele ou outros efeitos desagradáveis.
A Renault não recomenda a instalação de sistema de retenção infantil no assento frontal devido aos riscos à criança quando da atuação do airbag.
Indicação de funcionamento
Ao ligar a ignição, a luz indicadora
acende no painel de
instrumentos
e apaga alguns segundos depois.
Se, ao ligar a ignição, não acender ou acender com o motor funcionando, isto indica uma falha do sistema.
Nestes dois casos, consulte uma Oficina Autorizada assim que possível.
Funcionamento
O sistema só se torna operacional depois de ligada a ignição.
Quando ocorre uma colisão violenta do tipo frontal, capaz de causar grande desaceleração percebida pelos sensores, o(s) airbag(s) se enche(m) rapidamente, para amortecer o impacto da cabeça e do tórax do motorista no volante e do passageiro no painel de bordo. A seguir, imediatamente após a colisão, esvaziam-se automaticamente, afim de evitar qualquer entrave para sair do veículo.
Irregularidades de funcionamento
Ao ligar a ignição, a luz indicadora
se acende no painel de instrumentos
e se apaga alguns segundos
depois.
Se não se acender ao ligar a ignição ou acender com o motor funcionando, indica uma falha no sistema de airbags.
Consulte uma Oficina Autorizada assim que possível. Qualquer atraso nesta etapa pode resultar numa perda da eficácia da proteção.
As indicações a seguir devem ser observadas para que nada impeça o enchimento do air bag e evite ferimentos graves diretos no momento de sua ativação.
Recomendações referentes ao air bag do motorista
Recomendações referentes ao air bag do passageiro: local 1
A RENAULT NÃO RECOMENDA A INSTALAÇÃO DE SISTEMA DE RETENÇÃO INFANTIL NO ASSENTO FRONTAL DEVIDO AOS RISCOS À CRIANÇA QUANDO DA ATUAÇÃO DO AIRBAG.
As indicações a seguir devem ser observadas para que nada impeça o enchimento do air bag e evite ferimentos graves diretos no momento de sua ativação.
O airbag foi concebido para completar a ação do cinto de segurança; o airbag e o cinto de segurança constituem elementos indissociáveis do mesmo sistema de proteção. Assim, é obrigatório o uso permanente do cinto de segurança.
O desrespeito desta regra expõe os ocupantes do veículo a lesões mais graves em caso de acidente e também pode agravar os riscos de lesões na pele (ainda que pequenos e reversíveis), inerentes ao disparo do próprio airbag.
O disparo dos airbags, em caso de capotamento ou colisão traseira mesmo violenta, não é sistemático. Choques sob o veículo ao subir em ou descer de calçadas, buracos na pista, pedras, etc., podem provocar a ativação destes sistemas.
Chevrolet Onix. Dicas importantes sobre os
sistemas auxiliares de
estacionamento
Perigo
Sob certas circunstâncias, várias
superfícies reflexivas sobre
objetos ou sobre roupas, bem
como fontes externas de ruído
podem fazer com que o sistema
...
Toyota Etios. Reciclagem obrigatória da bateria
Devolva a bateria usada ao revendedor no ato da troca (Resolução
Conama 257/99 de 30/06/99).
Todo consumidor/usuário final
é obrigado a devolver
sua bateria us ...