Nissan March: Transmissão continuamente variável (se equipado)

Nissan March / Funcionamento e operação / Ao dirigir o veículo / Transmissão continuamente variável (se equipado)

A transmissão continuamente variável (CVT) é controlada eletronicamente para produzir potência máxima e funcionamento suave. Os procedimentos operacionais recomendados para esta transmissão são mostrados nas páginas a seguir. Siga estes procedimentos para obter o máximo de rendimento do veículo e prazer em dirigir.

CUIDADO
  • Não pressione o pedal do acelerador ao engatar da posição P (Park) ou N (Neutro) para R (Ré), D (Drive), L (Low).
  • A rotação em marcha lenta do motor frio é mais alta; tome CUIDADO ao engatar uma marcha à frente ou marcha a ré, antes que o motor esteja aquecido.
  • Quando o veículo estiver parado, evite acelerar o motor e sempre pressione o pedal do freio até engatar uma marcha. A inobservância destas recomendações poderá provocar movimento abrupto e inesperado do veículo, havendo risco de acidentes.
  • Não reduza a marcha abruptamente em pistas escorregadias. Isto poderá causar a perda de controle do veículo.
  • Nunca engate as posições P (Park) ou R (Ré) com o veículo em movimento. Isto pode causar sérios danos à transmissão.

 

CUIDADO
  • Exceto em uma emergência, não mude para a posição N (Neutro) durante a condução do veículo. Se isto ocorrer o condutor poderá perder o controle do veículo, por ter desativado o freio motor, podendo resultar em colisão. Além disso, se o veículo for conduzido na posição N (Neutro) a transmissão poderá sofrer sérios danos.
  • Dê partida ao motor na posição P (Park) ou na posição N (Neutro). O motor não dará partida em nenhuma outra posição. Caso o motor dê partida em uma posição diferente da descrita acima, leve seu veículo até uma concessionária Nissan para ser inspecionado.
  • Mova para a posição P (Park) e acione o freio de estacionamento quando ficar parado por um período mais longo.
  • Mantenha o motor em rotação de marcha lenta ao passar da posição N (Neutro) para qualquer outra posição de condução.
  • Ao parar o veículo em uma subida, não segure o veículo pressionando o pedal do acelerador. O pedal do freio deve ser pressionado nesta situação.

NOTA: A potência do motor pode ser automaticamente reduzida para proteger a transmissão CVT, o que ocorrerá normalmente quando o motor tiver um aumento repentino de rotação em pavimentos escorregadios, por conta da perda do atrito com o solo, ou quando o veículo estiver em teste em alguns dinamômetros.

Ao dar partida ao veículo

  1. Após a partida do motor, pressione o pedal do freio antes de mover a alavanca seletora fora da posição P (Park).
  2. Mantenha o pedal do freio pressionado e mova a alavanca seletora para uma posição de condução.
  3. Libere o freio de estacionamento, o pedal do freio, e inicie gradualmente a movimentação do veículo.
  4. Pare o veículo completamente antes de colocar a alavanca seletora de marchas para a posição P (park).

A transmissão continuamente variável foi projetada de forma que o pedal do freio PRECISA ser pressionado antes de mudar a posição da alavanca seletora da posição P (Park) para qualquer outra posição com o interruptor de ignição na posição ON. A alavanca seletora não pode ser movimentada fora da posição P (Park) e para nenhuma outra posição de marcha se o interruptor de ignição estiver nas posições LOCK, OFF ou ACC ou se a chave for removida.

CUIDADO
  • PRESSIONE O PEDAL DO FREIO - Quando o veículo estiver parado e caso a alavanca seletora de marchas seja posicionada para "D ", "R" ou "L" sem pressionar o pedal do freio, o veículo se moverá lentamente com o motor funcionando. Certifique-se de pressionar totalmente o pedal do freio e que o veículo esteja imóvel antes de mudar a posição da alavanca seletora de marchas.
  • CERTIFIQUE-SE DA posição DA ALAVANCA SELETORA DE MARCHAS - Certifique-se de que a alavanca seletora de marchas esteja na posição desejada. As posições "D" ou "L" são usadas para movimentar o veículo para frente e "R" para a ré.
  • AQUECIMENTO DO MOTOR - Devido às altas rotações da marcha lenta com o motor frio deve-se ter muita cautela, quando mudar a posição da alavanca seletora de marchas imediatamente após a partida do motor.

Ao dar partida ao veículo

Para mover a alavanca seletora de marchas:

Pressione o botão A enquanto pressiona o pedal do freio.

Pressione o botão A.

Apenas mova a alavanca seletora de marchas.

Mudança de marchas

Atenção
  • Acione o freio de estacionamento com a alavanca seletora de marchas em qualquer posição enquanto o motor não estiver funcionando. Caso estas instruções não sejam observadas, o veículo poderá mover-se inesperadamente ou ficar descontrolado, podendo resultar em acidente, com ferimentos graves e danos materiais.

Caso o interruptor de ignição esteja na posição OFF ou ACC enquanto a alavanca seletora de marchas estiver em qualquer outra posição que não seja P (Park), o interruptor de ignição não poderá ser posicionado em LOCK. Caso o interruptor de ignição não possa ser posicionado em LOCK, siga as seguintes etapas:

  1. Acione o freio de estacionamento quando o veículo estiver parado.
  2. Mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park).
  3. Coloque o interruptor de ignição na posição LOCK.

P (Park):

CUIDADO Para evitar danos à transmissão, use a posição P (Park) ou R (Ré) somente quando o veículo estiver completamente parado.

Utilize a posição P (Park) quando o veículo estiver estacionado ou ao dar partida no motor. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado, pressione o pedal de freio e aperte o botão da alavanca seletora de marchas para mover a alavanca seletora de N (Neutro) ou qualquer posição de condução para P (Park). Acione o freio de estacionamento. Ao estacionar em uma ladeira, aplique primeiramente o freio de estacionamento e a seguir, mova a alavanca seletora de marchas para a posição P (Park).

R (Ré):

CUIDADO Para evitar danos à transmissão, use a posição P (Park) ou R (Ré) somente quando o veículo estiver completamente parado.

Use a posição R (Ré) para dar marcha a ré. Certifique-se de que o veículo esteja completamente parado antes de selecionar a posição R (Ré). A velocidade em R (Ré) é limitada a 48 km/h. Caso você esteja em uma descida, não permita que o veículo exceda a velocidade de 48 km/h em marcha a ré, sob pena de avarias no câmbio e no motor. O pedal de freio deve estar pressionado e o botão da alavanca seletora de marchas acionado para mover a alavanca seletora de P (Park), N (Neutro) ou qualquer posição de condução para R (Ré). N (Neutro): Nenhuma marcha é engatada (à frente ou ré). Nesta posição, pode-se dar partida ao motor. Você poderá mudar para N (Neutro), para dar a partida ao motor que desligou durante a movimentação do veículo. D (Drive): Utilize esta posição para a movimentação normal à frente.

L (Low): Utilize esta posição para subir morros íngremes lentamente ou para obter o máximo efeito do freio-motor em declives acentuados. Não utilize a posição L (Low) sob nenhuma outra circunstância citada acima.

Liberação da trava da alavanca seletora de marchas

Liberação da trava da alavanca seletora de marchas

Caso a bateria esteja descarregada, a alavanca seletora de marchas não poderá ser movida da posição P (Park), mesmo que o pedal do freio esteja pressionado. Para mover a alavanca seletora de marchas, realize o seguinte procedimento:

  1. Gire o interruptor de ignição para a posição LOCK e remova a chave.
  2. Acione o freio de estacionamento.
  3. Remova a cobertura do botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas, utilizando uma ferramenta apropriada.
  4. Pressione o botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas, utilizando uma ferramenta apropriada.
  5. Pressione o botão da alavanca seletora de marchas e mova a alavanca seletora de marchas para a posição N (Neutro) enquanto mantém pressionado o botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas.
  6. Gire o interruptor de ignição para a posição ON para destravar o volante de direção. Libere o freio de estacionamento. O veículo poderá ser movimentado para a posição desejada. Recoloque a cobertura removida do botão de liberação da trava da alavanca seletora de marchas após a operação.
Atenção Caso a alavanca seletora de marchas não possa ser movida da posição P (Park), o procedimento de liberação da trava da alavanca seletora de marchas deve ser usado exclusivamente em caso de emergência, quando não é possível a busca de auxilio profissional. A transmissão continuamente variável deve ser verificada em uma concessionária Nissan o mais rápido possível.

Interruptor de sobremarcha (Overdrive)

Interruptor de sobremarcha (Overdrive)

Cada vez que o veículo for ligado, a transmissão será automaticamente "reajustada" para a condição de sobremarcha ligada (Overdrive ON). ON: Com o motor funcionando e a alavanca seletora de marchas na posição D (Drive), a transmissão passa para Overdrive quando a velocidade do veículo aumentar. A condição Overdrive não entra em operação antes do motor ter atingido sua temperatura normal de trabalho. OFF: Para subir e descer longas colinas onde o freio motor se faz necessário, pressione o interruptor de Overdrive uma vez. A luz indicadora no painel de instrumentos se acenderá. Ao dirigir em baixa velocidade, ou subir uma colina pouco íngreme, você poderá sentir desconforto em virtude das mudanças de marcha, à medida que a transmissão ativa e desativa o Overdrive repetidamente. Neste caso, pressione o interruptor de Overdrive para desligar o Overdrive. A luz indicadora no painel de instrumentos se acenderá. Quando as condições de direção mudarem, pressione o interruptor de Overdrive para acionar o Overdrive. A luz indicadora no painel de instrumentos se apagará. Lembre-se: Não dirija em altas velocidades por longos períodos de tempo com o Overdrive desligado. Isso reduz a economia de combustível.

Modo de Segurança "Fail-safe "

Quando a operação de segurança de falha estiver ativada, a transmissão CVT não será engatada na posição de condução selecionada. Caso o veículo seja conduzido sob condições extremas, tais como excessivo deslizamento das rodas e sucessivas frenagens bruscas, o sistema "fail-safe" poderá ser ativado. Isto poderá ocorrer mesmo que todos os circuitos elétricos estejam funcionando adequadamente. Neste caso:

O veículo deve retornar à sua condição normal de operação. Caso não retorne à sua condição normal de operação, a transmissão deverá ser inspecionada e reparada, se necessário, por uma concessionária Nissan.

Atenção Quando o modo de proteção da temperatura do fluido ou a operação de segurança de falha ocorrer, a velocidade do veículo pode ser gradualmente reduzida. A velocidade reduzida poderá ser inferior à dos demais veículo s, o que poderá aumentar a probabilidade de acidente. Desta forma, seja bastante cuidadoso ao dirigir. Se necessário, vá para o lado da pista em local seguro e deixe a transmissão voltar ao funcionamento normal, ou providencie o reparo, se necessário.
Veja também:

Toyota Etios. Faróis
Os faróis podem ser acionados manualmente. Ao girar a extremidade da alavanca, as luzes irão acender conforme segue: As luzes dianteiras, traseiras, da placa de licenç ...

Chevrolet Onix. Lâmpadas de cortesia
Uso do interruptor basculante:   : Automaticamente acende ou apaga gradativamente as luzes quando as portas ou o porta-malas são abertos, a chave é removida da igniç ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2024 www.bautoportu.com 0.0089