Volkswagen Gol: Transmissão automatizada ASG: engatar a marcha

Volkswagen Gol / Durante a condução / Dar partida, trocar a marcha, estacionar / Trocar a marcha / Transmissão automatizada ASG: engatar a marcha

Fig. 98  A Posições da alavanca seletora no display: indicação da alavanca no modo de condução automatizada (Modo normal), com a 1ª marcha engatada. B Posições da alavanca seletora no display: modo de condução manual, com a 1ª marcha selecionada.
Fig. 98 Posições da alavanca seletora no display: indicação da alavanca no modo de condução automatizada (Modo normal), com a 1ª marcha engatada. Posições da alavanca seletora no display: modo de condução manual, com a 1ª marcha selecionada.

Fig. 99 Alavanca seletora da transmissão automatizada ASG.
Fig. 99 Alavanca seletora da transmissão automatizada ASG.

Os veículos com transmissão automatizada não possuem pedal de embreagem. O acionamento da embreagem e as mudanças de marchas são realizadas por um dispositivo eletrohidráulico com controle eletrônico.

Com o veículo em movimento, não é necessário pisar no pedal do freio para alterar o programa de condução. Apenas desloque a alavanca seletora para a posição "D/M" no sentido da seta esquerda → Fig. 99. Para mudar a alavanca seletora da posição "D/M" para a posição N ou R, primeiramente pise no pedal do freio e manter pressionado, desloque a alavanca seletora para a posição N no sentido da direita ou para a posição R para baixo no sentido da seta → Fig. 99, com o veículo totalmente parado.

Com a ignição ligada, a posição atual da alavanca seletora ou marcha atual são indicadas no display do instrumento combinado → Fig. 98.

Posição da alavanca seletora Denominação Significado
Condução automatizada (Modo normal) Todas as marchas à frente são engatadas e desengatadas automaticamente.

O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

Para selecionar o modo de condução normal a partir da posição N, será necessário pisar no pedal do freio se o veículo estiver parado ou a uma velocidade inferior a 5 km/h.

Condução manual (Modo sequencial) O modo de condução manual permite que o condutor troque as marchas manualmente, dentro dos limites máximo e mínimo de rotação do motor.

As trocas de marcha devem ser realizadas manualmente pela alavanca seletora ou pelos seletores basculantes no volante.

No display do instrumento combinado é mostrada a marcha selecionada → Fig. 98.

Neutro (ponto morto) A transmissão está na posição neutra. Não há transmissão de força para as rodas e o efeito de frenagem do motor não está disponível.
Marcha a ré A marcha a ré está engatada.

Engatar somente com veículo parado.

Para engatar a marcha a ré, é necessário pisar no pedal do freio, com a ignição ligada e com o veículo totalmente parado. Mantenha o pedal do freio acionado, posicionar a alavanca seletora para a direita e, em seguida, para trás, na posição R.

Condução esportiva (Modo esportivo) Com a alavanca seletora na posição central, com o modo de condução D selecionado e acionando-se a tecla no console, todas as marchas à frente são engatadas com rotações do motor mais altas e desengatadas mais cedo do que na posição D da alavanca seletora para utilização completa das reservas de potência do motor. O momento da troca de marcha depende da carga do motor, do estilo de condução individual e da velocidade da condução.

ATENÇÃO

O engate incorreto da alavanca seletora pode ocasionar a perda de controle do veículo, acidentes e ferimentos graves.

ATENÇÃO

Em uma condução com o modo normal selecionado, o consumo de combustível é mais moderado do que no modo esportivo

A instalação de Kit-Gás em veículos com transmissão automatizada não é recomendada, pois pode prejudicar a eficiência das mudanças de marchas.

Nos veículos equipados com transmissão automatizada ASG, o menu principal do computador de bordo ou do Sistema de informações Volkswagen (I-System) , somente poderá ser acessado quando o veículo estiver parado com o motor desligado, com a ignição ligada e com o pedal do freio acionado.

Veja também:

Citroen C3. Paragem de emergência
Quando a chave electrónica não é detectada ou já não se encontra na zona de reconhecimento, é apresentada uma mensagem no quadro de bordo ao fechar uma por ...

Chevrolet Onix. Porta-copos
Perigo Não coloque copos sem tampa cheios de líquido quente no porta-copos enquanto o veículo estiver em movimento. Se o líquido derramar você pode se queimar e ...

Modelos

Todos os direitos reservados: © 2021 www.bautoportu.com 0.008